Artes Visuais
Residências ⟡ Produção ⟡ Apresentação ⟡ Circulação
A Zé dos Bois tem vindo a afirmar-se no âmbito das Artes Visuais pela produção de peças e projectos individuais, conformando sentido aos contextos expositivos e promovendo, posteriormente, a sua itinerância. Direccionando a sua função e objectivos a uma série de artistas nacionais e internacionais, a ZDB dá relevo aos conteúdos e processos criativos, aliciando a investigação e a criação, e proporcionando meios de produção e de visibilidade. A produção de obra de raiz é, assim, uma vocação central da área das artes visuais da ZDB. Paralelamente, a Associação tem também apresentado exposições internacionais que revisitam criticamente alguns fenómenos históricos menos explorados na historiografia e as quais procura potenciar através da inclusão ou envolvimento de criadores nacionais. Todas as exposições são acompanhadas de acções do Serviço Educativo ZDB. Consoante o público-alvo a que se destinam, propõem-se actividades contextuais como visionamentos de obras (ciclos de cinema), debates, visitas ou acções dirigidas ao público juvenil (visitas guiadas e ateliers).
Negócio – Artes Performativas e Transdisciplinares
Residências para criação ⟡ Co-produção ⟡ Programação
Ao longo de cada ano, a ZDB desenvolve e acolhe, no âmbito do NEGÓCIO, cerca de 15 residências de criação e estreia 12 espectáculos de teatro, de dança ou dos seus cruzamentos. Focando-se em co-produções e na criação acompanhada em residência, a equipa da ZDB assiste ao processo de criação, apoiando a diversos níveis a sua concepção, produção, montagem, comunicação, divulgação e apresentação e fomentando a sua posterior circulação pelo país. Para além de apoiar criadores autónomos ou individuais, a Associação tem vindo a acolher e a desenvolver sinergias com um conjunto significativo de Estruturas Associadas. Actualmente, as instituições culturais em Lisboa orientam a sua programação nacional para estreias, raramente fazendo reposições. Ao dedicar alguma da sua programação a obras pouco vistas na capital, o NEGÓCIO contraria o consumo tendencialmente fugaz destas obras, procurando prolongar o seu tempo de vida e a sua inscrição.
ZDBmüzique – Música
Programação ⟡ Circulação ⟡ Projectos Específicos ⟡ Registo
A ZDBmüzique procura dar espaço a manifestações criativas em som nas mais variadas formas, tentando filtrar, de acordo com um interesse que visa promover actos artísticos transgressores e exploratórios, propostas de criadores nacionais e internacionais numa multitude de técnicas e idiomas estéticos: música improvisada, electroacústica, jazz de expressão contemporânea, popular desconstruída ou reformulada, de composição moderna, som contínuo, bem como formas mutiladas e refeitas sobre rock e ruído. Promove também a circulação de conteúdos, potenciando o acolhimento de muitos dos projectos que apresenta noutras instituições (Casa da Música, Serralves, Teatro Maria Matos, Teatro Aveirense, CC Vila Flor, Gnration, Teatro Municipal da Guarda entre outros). Outra faceta relevante do trabalho da ZDBmüzique diz respeito a relações aprofundadas de criação e produção com certos criadores, por via de residências.
Serviço Educativo ZDB
Visitas Guiadas ⟡ Acções de formação de Público ⟡ Co-produção
O Serviço Educativo ZDB nasceu em 2005, direccionado essencialmente ao público infanto-juvenil do Agrupamento escolar Vertical Baixa-Chiado e algumas escolas do Gil Vicente, com o objectivo de estimular e reflectir sobre o campo da produção artística contemporânea de forma construtiva e participativa, numa perspectiva de aproximação e formação de públicos a longo prazo. Este é um trabalho essencialmente cívico com a comunidade envolvente da Associação. O Serviço Educativo promove, regular e gratuitamente, visitas guiadas às exposições de artes visuais e residências de diferentes áreas; realiza programas no âmbito da formação de público e faculta o acesso a uma programação específica de artes performativas, tanto ao público escolar com que colabora, como, pontualmente, a público geral infanto-juvenil. Esta actividade para alunos e escola é a que melhor reflecte o investimento que a ZDB tem realizado no âmbito social e cívico.