ZDB

Artes Visuais
Residência

5ª Edição Residências de Artes Visuais

08.04 — 25.07.13

Alexandre Rendeiro, Ana Baliza, Carlos Gaspar, David Guéniot, Eugénia Mussa, Filipe Felizardo, Gustavo Sumpta, Gwendolyn Van Der Velden, Inês Botelho, Lúcia Prancha, Patrícia Almeida, Marta Furtado, Natxo Checa, Ricardo Barbeito, Sérgio Carronha, Sílvia Prudêncio, Tatiana Macedo, Tiago Baptista, Tiago Borges, Yonamine.

As Residências de Artes Visuais na ZDB, fomentam, essencialmente, processos colectivos de discussão e debate entre os diversos participantes, através dos quais cada um procura desenvolver um pensamento crítico sobre os seus próprios territórios de acção e criação artística.

Neste sentido, o percurso feito ao longo de três meses e meio de trabalho, centrou-se em torno de dois momentos antagónicos: numa primeira fase, cada participante elaborou uma apresentação individual, feita para o círculo de residentes, cuja tónica incidiu mais sobre pensamento e processos de criação e menos sobre obra já feita; numa segunda etapa o desafio proposto a todos os participantes foi o de uma tentativa consciente de descentramento dos seus próprios processos, em direcção a uma experiência colectiva, capaz de conciliar num projecto expositivo uma série de temáticas abordadas ao longo das conversas anteriores. Trabalhou-se portanto, a partir da ideia de um esquecimento de si, em direcção a um outro. A energia própria do conflito, proveniente do embate entre as diferentes sensibilidades, é campo de batalha, em que cada um se reconstrói na abertura e recepção do outro. A exposição Jaz aqui, na pequena praia extrema é fruto desse esforço de encontro.

As conversas e apresentações das residências foram ainda intercaladas com palestras sobre temas específicos, feitas por oradores exteriores ao núcleo de residentes, e que, de algum modo, se enquadraram nos assuntos discutidos pelo grupo.

A 5ª edição das ‘Residências Artes Visuais ZDB’ decorreu entre 8 de Abril e 25 de Julho de 2013

Produção Relacionada

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.