As Residências de Artes Visuais na ZDB, fomentam, essencialmente, processos colectivos de discussão e debate entre os diversos participantes, através dos quais cada um procura desenvolver um pensamento crítico sobre os seus próprios territórios de acção e criação artística.
Neste sentido, o percurso feito ao longo de três meses e meio de trabalho, centrou-se em torno de dois momentos antagónicos: numa primeira fase, cada participante elaborou uma apresentação individual, feita para o círculo de residentes, cuja tónica incidiu mais sobre pensamento e processos de criação e menos sobre obra já feita; numa segunda etapa o desafio proposto a todos os participantes foi o de uma tentativa consciente de descentramento dos seus próprios processos, em direcção a uma experiência colectiva, capaz de conciliar num projecto expositivo uma série de temáticas abordadas ao longo das conversas anteriores. Trabalhou-se portanto, a partir da ideia de um esquecimento de si, em direcção a um outro. A energia própria do conflito, proveniente do embate entre as diferentes sensibilidades, é campo de batalha, em que cada um se reconstrói na abertura e recepção do outro. A exposição Jaz aqui, na pequena praia extrema é fruto desse esforço de encontro.
As conversas e apresentações das residências foram ainda intercaladas com palestras sobre temas específicos, feitas por oradores exteriores ao núcleo de residentes, e que, de algum modo, se enquadraram nos assuntos discutidos pelo grupo.
A 5ª edição das ‘Residências Artes Visuais ZDB’ decorreu entre 8 de Abril e 25 de Julho de 2013