ZDB

Música

Denki Udon ⟡ Eiko Ishibashi Band

sáb29.10.1622:00
Galeria Zé dos Bois


Denki Udon
Eiko Ishibashi Band

Denki Udon

Senhor de um sempre curioso, mas mais do que justificado culto em terras nipónicas, Norberto Lobo tem vindo a actuar nesse país com a regularidade para essas andanças. Foi nesse contexto de visitante acarinhado que travou conhecimento com algumas das figuras de peso que povoam a sempre fértil cena japonesa, onde se incluem o baterista Tatsuhisa Yamamoto e o pianista Giovanni Di Domenico, com quem colaborou já à distância de ouvidos portugueses.

Donos de um currículo respeitável, com colaborações regulares com Jim O’ Rourke – também ele a morar no Japão – a pontuarem uma simbiose fértil entre ambos, a que se juntam encontros de parte a parte com figuras tão veneráveis como Otomo Yoshihide, Keiji Haino, Nate Wooley ou Toshimaru Nakeamura, assentam primariamente na improvisação; território que Norberto tem vindo a explorar cada vez mais afincadamente que nas actuações a solo, quer no duo com o baterista João Lobo e participações ad-hoc de boa memória.

O trio regressa agora à ZDB, poucos meses depois de editarem In ZDB, disco gravado ao vivo no nosso Aquário.
BS

guitarras, baixo: Norberto Lobo | piano, teclas: Giovanni Domenico | bateria: Tatsuhisa Yamamoto

Eiko Ishibashi Band

Multi-instrumentista japonesa com um riquíssimo – e ainda demasiado desconhecido – legado que das canções à improvisação livre tem apanhado todas e quaisquer pontas soltas entre estas duas realidades, Eiko Ishibashi chega à ZDB com um percurso incrivelmente fértil de trabalho valoroso nos domínios da instalação, da produção, da sound art e sonoplastia, enquanto música de sessão ou em inúmeras colaborações entre o Japão e os Estados Unidos. Surgida no epicentro da sempre fértil cena experimental japonesa, Eiko começou por se afirmar enquanto baterista, sendo hoje o piano e a sua voz cintilante a assumirem uma preponderância iluminada, com passagem pela flauta e pelo vibrafone, desdobrando-se sempre com o mesmo decoro e inventividade.
Desse sem número de colaborações, que deu origem já este ano a um álbum em duo com o lendário Masami Akita (aka Merzbow), tem sido aquela que mantém com Jim O’Rourke a balizar de modo mais contundente os caminhos que tem traçado com o devido romance na arte da Canção. Membro permanente da banda de O’Rourke que gravou o impressionante Simple Songs no ano passado, Ishibashi serve-se dos préstimos dessa mesma banda para dar corpo às visões idiossincráticas da pop que tem vindo assinar em nome próprio ao longo de quatro álbuns. Contando com a bateria de Tatsuhisa Yamamoto e o baixo de Sudoh Toshiaki, a que se junta em estúdio a expertise do próprio O’ Rourke – recluso por opção em terras nipónicas – a música de álbuns como Imitation of Life ou Car and Freezer pauta-se pelo mesma precisão, rigor e panorâmica que tem pautado o trabalho do músico norte-americano na Drag City.

Com alguns pontos de contacto com a música de O’ Rourke, particularmente notória na produção reconhecível do próprio – cristalina e contundente, com espaço para respirar – e numa capacidade natural de aglutinar diversas músicas ao abrigo de melodias memoráveis, demarca-se uma linguagem só sua, de um lirismo enviesado e harmonias celestiais que parecem nunca se esgotar. Música em corropio de ideias, soberba de arranjos nunca impositivos, que sublinham a capacidade transformativa mas sempre segura e desarmante de canções que se vão descobrindo a si mesmas por entre o léxico da pop, da folk, dos cancioneiros na linha de Randy Newman ou Van Dyke Parks e da transmutação romântica da música ocidental pelo Japão sobre a forma de Enka. De uma pureza transversal, a música de Eiko Ishibashi chega à ZDB a flutuar no seu próprio estado de graça, a pedir descoberta urgente. Que seja neste dia. BS

piano, voz, flauta: Eiko Ishibashi | baixo: Sudoh Toshiaki | bateria: Tatsuhisa Yamamoto

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.