Com a participação do autor, de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Blaufuks e Humberto Brito.
“O Livro da Patrícia” foi elaborado a partir de um projecto inacabado da fotógrafa e artista visual Patrícia Almeida, que faleceu há cinco anos. Reúne e faz dialogar textos e imagens sobre fotografia, memória, ausência.
“A cada fotografia que descubro, a imagem dela é reactualizada. Instantaneamente, todas as suas outras fotografias se apagam. Nenhuma outra imagem dela conta. Existe apenas esta última. Monopoliza toda a minha atenção. É uma imagem provisória e absoluta. Recordo o pedido do representante da agência funerária de escolher uma fotografia para acompanhar o caixão. Encontrar essa derradeira imagem. Uma imagem que seja um núcleo, a junção da física e da metafísica, o ponto focal da sua essência. Mas são apenas variações constantes, um vaivém automatizado, um descontrolo do autofoco, impossíveis focagens daquilo que não cessa de vibrar.”
Para o lançamento, o autor convidou alguns leitores para partilharem as suas impressões de leituras: o fotógrafo Daniel Blaufuks, a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, e o fotógrafo e investigador Humberto Brito. A seguir ao lançamento, Tiago Baptista irá tocar uns discos.
O LIVRO DA PATRÍCIA
de David-Alexandre Guéniot
13 x 18 cm; 304 pp.
ISBN 978-989-54422-6-3
Setembro 2022
GHOST Editions