É com um enorme entusiasmo que acolhemos COLDWAR, projecto de união criativa entre duas forças fora deste mundo. Repensar o universo do clubbing, subverter os papéis e fazer da pista de dança um altar profano de exorcismo político, cultural e social; as intenções ressaltam da obra de uma geração actual de músicos e produtores. John T. Gaast e Nkisi integram essa espécie de comunidade ongoing, entregando uma sonoridade transgressora e susceptível de várias interpretações e transformações.
De John T. Gast rezam várias lendas e mitos urbanos em redor do homem que tem marcado presença em algumas das editoras mais essenciais dos últimos anos: da Blackest Ever Black, passando pela Planet Mu ou até mesmo na Trilogy Tapes, entre outras. Colaborador ocasional de Dean Blunt e Inga Copeland, Gast é uma figura de visão ampla e entendimento muito peculiar sobre a cultura pop — e o que dela melhor extrair. Esta entidade alienígena, em forma de duo, completa-se com a belga Melika Ngombe Kolongo. Muito se tem discursado sobre a sua obra que recentemente foi alvo de residência artística no Café Oto, em Londres. A produtora e DJ leva as suas raízes congolesas a uma estudo sub-sónico, arquitectando um espaço de convivência entre o techno fantasmagórico de uns Autechre, a maquinaria negra de uns Throbbing Gristle e até uma incursão irreal pela estética gabber, tão em voga na aurora dos 90s, gerando o amor/ódio de tantos. Como facilmente se imagina, qualquer referência vale o que vale; meros pontos de localização mínima, pois a viagem que gera é mais introspectiva e abstracta do que as palavras podem descrever. Além disso, Nkisi é uma das fundadoras do colectivo NON, um dos mais belos projectos artísticos de activismo nos dias que correm.
O caleidoscópio que ambos criam é intenso e assume-se como portal maior para um transe assegurado. Os COLDWAR questionam o que muitos considerariam inquestionável e esgravatam a terra até encontrar fogo. Um fogo sentido e testemunhado a cada vez que pisam o palco e nos atiram aos astros, sem retorno garantido. NA