O AfroBaile é a celebração cultural dos PALOP, a parte mais visível de CelesteMariposa, pretendendo juntar todo o seu património musical e colocá-lo no centro de todas as atenções, como merece! É o resultado de uma pesquisa intensa, desde 2009, que permitiu não só acumular material de estudo (discos, cassetes, CDs, livros e amigos) como também conhecimento mais profundo da história e estrutura das centenas de estilos musicais dos PALOP, dos seus bailes, ginga, costumes, dialectos e preocupações.
21h “ALMA TÁ FIKA ou a alma que ficou”
Documentário gravado em Cabo Verde no ano de 1987, editado em 1989 mas nunca chegou ao publico, uma pérola pois claro a não perder, seguindo-se de uma pequena sessão de perguntas e respostas com o realizador João Sodré.
23h GRUPO DEDO FINKADO
Existe uma controvérsia sobre quem foi o “inventor” do Cutxi Pó, uns dizem ter sido os Fidjos di Codé di Dona e outros afirmam ser os Fidjos di Belo Freire mas o que realmente sabemos é que até o filho do Bitori nha Bibinha tem um grupo de Cutxi Pó de seu nome Grupo Sem Gelo.
É o novo fenómeno nas Hiaces (transporte público em CaboVerde) do Barlavento e Sotavento assim como na periferia de Lisboa, o Cutxi Pó é uma música extremamente violenta, sexual e muito quente, música da malandrice, de suores que não são frios, cheiros intensos e corpos descontrolados acompanhando sempre o ritmo infernal disparado por uma drum machine e como não podia deixar de ser a chave deste mistério dita as regras: o Acordeão.
São as novas gerações de tocadores de gaita aka Acordeão que consigo trazem a inovação, a contemporaneidade, o minimalismo a espontaneidade e claro o calor e todo o potencial de CaboVerde, O Grupo dedo Finkado (Zé di Donça como mentor e vocalista) é dos poucos grupos nascidos e pensados em território português, onde as influências estão em todo o lado e chegam à ZDB com a vontade característica dos criativos e a audácia dos inovadores.
00h00 CELESTEMARIPOSA apresenta Catinga dj set