Essencial na expansão ilimitada da arte do turntablism enquanto criadora de realidades e forma de expressão franca, Maria Chavez tem explorado continuamente as potencialidades do gira discos enquanto instrumento de criação/desconstrução/recontextualização. Nascida no Peru e sediada em Nova Iorque, Chavez tem revelado uma dedicação e visão inabaláveis nessa demanda, traduzida em inúmeros workshops, no livro TECHINQUE: Chance Procedures on Table, performance e em dj sets – sendo nestes últimos registos que celebramos esta sua visita.
BRAVE c/ Maria Chavez ⟡ Bonaventure ⟡ Caroline Lethô
“BRAVE is a new night at ZDB that showcases artists who aren’t afraid of borders, because they already live there. We want to share banging sound and music practice with an audience willing to leave status and assumptions at the door. We want you to hurt the day after. In an age of fear, it’s time to get brave.”
Programado por Syma Tariq (Waterfalls) em colaboração com a ZDB.
Maria Chavez
Bonaventure
Caos pós-milenar numa profusão fractal de samples em combate lúcido e balanceado, como quem reivindica na mesa de mistura as mazelas sociais, estruturais e humanas da globalização sem com isso deixar de celebrar todo o outro lado – que verdadeiramente interessa – da troca cultural absoluta e verdadeira. Nesse limbo constante entre forças, Soraya Lutango aka Bonaventure faz erigir feras onde a dança se faz com a consciência destes tempos melindrosos, num compêndio de batidas e sons desviantes em fluxo de consciência. Com ligações à NON Worldwide e presença regular na NTS e Berlin Community Radio, Bonaventure estreia-se na ZDB com “Free Lutango” ainda em fogo.
Caroline Lethô
Uma das mais activas djs e produtoras a residir na capital, com sets em diversas salas e String Theory na Rádio Quântica a deixar marca pelo éter, Caroline Lethô fica encarregue de começar e terminar a noite, numa altura em que a muito jovem Carolina Mimoso se revela num ponto de cristalização particularmente premente e fascinante. House, romance, techno e encaixes com consequência e paixão do continuum hardcore num flow com tanto de certeiro como de exploratório.