ZDB

Artes Performativas
Teatro

Cartas Telegramas e Postais

— de Maria Gil

03.11 — 12.11.10 21:30
NEGÓCIO Rua de O Século nº9 porta 5, Lisboa


Depois da feliz colaboração que deu origem a Rádio Pirata, a ZDB aprofunda a sua relação com Maria Gil e volta a ser co-produtora da sua nova peça. Cartas, Telegramas e Postais estreia no NEGÓCIO após residência de criação e colaboração com o Serviço Educativo ZDB.

.

Cartas, Telegramas e Postais tem como ponto de partida um texto autobiográfico escrito por Maria Gil durante uma residência artística na cidade espanhola de Huesca, texto que reúne um conjunto de seis cartas, quatro postais e 64 telegramas, todos eles enviados por correio para destinatários reais durante o período de Abril e Maio de 2009.

A vida é maravilhosa, a arte deve ser bonita, mas não vivemos tempos para poesias. Este espectáculo pretende ser uma reflexão sobre a forma como nós, criadoras, vivemos/vemos o nosso mundo e também sobre a forma como o construímos e agimos sobre ele: um mundo de aventuras, de casas de papel, de viagens, de intermináveis telegramas-sms, um mundo de vidas encenadas.

Neste espectáculo, Portugal é personagem e um lugar demasiado corrupto para nos sentimos à vontade. Aqui ser “artista em residência” é fachada para encobrir uma verdadeira actividade. Aqui, salvam-se miúdas de redes de tráfico humano ao mesmo tempo que se brinca e que se procura por um teatro mais recreativo. Aqui, luta-se contra a tirania com a esperança de um dia podermos voltar a saltar dos prédios sem cair e de um dia podermos voltar a comer melancia juntos à beira-mar.

“Eu sou um herói porque uma vez salvei um cão de morrer afogado. Os salsichas não sabem nadar.”



Texto e Direcção artística Maria Gil
Intérpretes Gisella Mendoza, Maria Gil e Gil Dionísio
Actividades Educativas Gisella Mendoza e Maria Gil
Produção Teatro do Silêncio
Co-produção Associação Zé dos Bois | Teatro Aveirense
Residência de criação Festival Escrita na Paisagem
Parcerias Livraria Trama, Editora Azul Clarinho
Acolhimento Centro Cultural Matadero, Huesca, Espanha
Apoios RE.AL, atelier Maria Gonzaga, TNDM II
Agradecimentos Pedro Gil, Tânia Guerreiro , Pedro Gigas

.

O espectáculo será apresentado no também co-produtor Teatro Aveirense.

.

TEATRO DO SILÊNCIO
Formado em 2004 como Associação Cultural Teatro do Silêncio, este colectivo é constituído por pessoas de várias disciplinas artísticas incluindo o Teatro, o Cinema, a Música, a Dança, as Artes Visuais e também a Matemática. Até agora os espectáculos produzidos: .mostra (2004), Boarding Pass, The Journey Is The Destination (2005),Na Margem da Vida (2006), Glasgow 4, O Nome de Todas as Ruas (2008) e Rádio Pirata (2009), foram dirigidos por Maria Gil, mas o grupo também produz curtas-metragens, CDs e livros.
Em 2009, o grupo fundou a editora Elefante Azul Clarinho com o objectivo de publicar textos escritos para cena. Um dos próximos trabalhos será o lançamento do CD Histórias Anónimas do Mundo com voz de Tânia Guerreiro, Maria Gil e música de Neil Davidson. Os dois últimos espectáculos do grupo, Glasgow 4, O Nome de Todas As Ruas e Rádio Pirata foram apresentados em Festivais e Feiras de Teatro em Santiago de Compostela, Glasgow, Guimarães, Tavira e Huesca.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.