“Urso Pardo é um projeto assente na ideia de um teatro com uma dramaturgia viva, escrita para ser mostrada agora, explorando o conceito de efemeridade e de cruzamento entre realidade e ficção, sendo os atores o motif para uma história onde eles próprios são as personagens.”
Cassiopeia é um retrato fragmentado sobre a juventude e sobre o eterno conflito entre pais e filhos. Num mundo disperso, onde a auto-ilusão e as falsas construções de identidade são cada vez mais comuns, três irmãos reencontram-se depois da morte do pai, o que os vai obrigar a confrontarem-se com o passado que os separou e com as mentiras do presente. Nessa viagem individual que cada um deles faz ao encontro dos outros, vão encontrando imagens distorcidas dos irmãos, ao mesmo tempo que encobrem e mascaram quem na realidade são.
Quatro anos depois da estreia da peça e cada vez mais assente numa ideia de teatro de reportório, o grupo Urso Pardo revisita este texto com um novo elenco e com um novo espetáculo, resultado do tempo que passou e da vontade de se reinventar.