Colectivo Náutico Sentimental
c/ concerto Poly Vuduvum
O Colectivo Náutico Sentimental apresenta aqui os achados da investigação ao arquivo da Expedição Casimiro, que contém os seus mapas, ilustrações, diários de bordo, fotografias e rotas. Este arquivo é labiríntico e impossível de catalogar linearmente, tornando-se evidente que algum tipo de força mágica terá levado os exploradores a uma espécie de loucura colectiva, ou até ao seu desaparecimento.
Financiada pelo misterioso Barão Casimiro (que havia adquirido num leilão em Singapura um criptograma com as coordenadas), a expedição terá partido em busca da Grande Civilização Alquímica – mestres da alquimia. Reza a lenda que esta comunidade atingira poderes extraordinários através do seu próximo contacto com a Deusa da Lava. Um dia, porém, um velho ser do mundo antigo, o Deus do Mar, visitou a civilização e lançou-lhes uma adivinha que não conseguiram desvendar. Tendo falhado o enigma, o Deus do Mar submergiu-os para sempre numa grande onda.
Impossibilitados de entender o que aconteceu à expedição, resta ao Colectivo Náutico embrenhar-se nestas profundezas num movimento arquivista-colector. A esta noite de mergulho nas profundezas, junta-se o duo Poly Vuduvum, composto por Diana Policarpo e Marta Vuduvum, emprestando as suas alquimias sonoras numa aparição taumatúrgica.
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.