ZDB

Projecto Educativo
Conversas

Conversas em torno da exposição Querela

— de Liz Craft

sex14.12.1818:30
sex11.01.1918:30
Galeria Zé dos Bois


14 de Dezembro — Soraya Vasconcelos
11 de Janeiro — Filipe Pereirinha

Nos dias 14 de Dezembro e 11 de Janeiro a ZDB fará duas conversas em torno das obras de Liz Craft presentes na exposição Querela. Em ambas as datas, a partir das 18h30, contaremos com a presença de um convidado cujos interesses ou áreas de estudo encontram eco em algumas das questões que o trabalho da artista norte-americana levanta.

Assim, já no dia 14 de Dezembro, percorreremos a exposição na companhia da artista e investigadora Soraya Vasconcelos, com a ajuda da qual procuraremos explorar as ligações entre a experiência da arte e o lugar que nela ocupa a noção de afecto. No dia 11 de Janeiro, por seu lado, contaremos com a presença de Filipe Pererinha, autor e psicanalista com o qual ensaiaremos aproximações ao sintoma que fazem as obras de Liz Craft.

Soraya Vasconcelos

Soraya Vasconcelos (n.1977) artista, docente, investigadora; licenciada em Pintura (2002, Fac. Belas Artes, U. Lisboa), estudou também Fotografia e Filosofia e doutorou-se na área das Artes Visuais (2014, U. Algarve). Lecciona nos cursos de Fotografia da Universidade Lusófona e do Politécnico de Tomar. O seu trabalho artístico diversifica-se pela prática da fotografia, desenho e gravura, produz publicações e instalações. Em 2005 foi seleccionada para o primeiro Curso de Fotografia do Programa Gulbenkian Criação e Criatividade Artística, do qual surgiu o colectivo de fotógrafos DOZE, com quem desenvolveu trabalho na área da fotografia e edição, nomeadamente “Paisagem e Povoamento”. Entre outras participações referem-se a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, com curadoria de Sandra Vieira Jurgens (2019); Estação Vernadsky, projecto colectivo e interdisciplinar decorrido em Sines (2017), com o apoio do Centro Cultural Emmérico Nunes, C.M.Sines, DGArtes e F.C. Gulbenkian, do qual resultaram exposições, um website e um livro; a exposição colectiva “O Olho”, na Ler Devagar –Campo Grande 111 (2015); e a Rede de Residências – Experimentação, Arte, Ciência e Tecnologia, (2007).

Filipe Pereirinha

Filipe Pereirinha é psicanalista, atual vice-presidente da Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal), e Doutor em Filosofia Moderna e Contemporânea. Ex-professor e investigador do departamento de Psicologia da ULHT. Foi colaborador do Centro de Estudos de Psicanálise (CEP) e igualmente da revista Afreudite – Revista Lusófona de Psicanálise Pura e Aplicada, além de convidado e colaborador regular, entre 2007 e 2016, do Núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil). É autor dos livros Psicanálise & Arredores (Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas, 2005) e Passagens – Da Literatura à Psicanálise, via Direito (Florianópolis, Empório do Direito, 2016), bem como de inúmeros artigos publicados em livros, revistas e sites nacionais e estrangeiros. Faz atualmente parte do Conselho Editorial da Revista Desassossegos – revista de Psicanálise de Orientação – de que é igualmente coautor.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.