Rama em Flor x ZDB
5 artistas com vivências distintas, que se tornam semelhantes devido ao processo de racialização, juntam-se para uma viagem ao universo da música clássica. Contrapondo a invisibilização de autorus negres e a apropriação que tem sido feita ao longo da história, partimos de uma celebração de compositorus negres ancestrais para chegar a artistas negres da era contemporânea.
A proposta é uma reinterpretação de uma peça para um quarteto de cordas de Joseph Bologne, Chevalier de Saint-Georges, um virtuoso violinista, maestro e compositor francês negro do século XVII. À obra clássica de Chevalier de Saint-Georges, junta-se uma sobreposição de afrobeats e loops eletrónicos que transportam as obras clássicas mais ancestrais para o presente contemporâneo.
MUDANÇA DE REPERTÓRIO
Partindo de uma sonata clássica de Gioacchino Rossini, um compositor italiano do final do século XVIII e início do século XIX, o concerto propõe entrar numa viagem em torno de autores africanos da contemporaneidade, como Cesária Évora. Mantém-se o propósito inicial de trazer uma sobreposição de afrobeats e loops eletrónicos que transportam as obras clássicas mais ancestrais para o presente contemporâneo.