ZDB

Projecto Educativo

ECOPRAXIS

— um seminário por Giovanbattista Tusa

ter21.05.2418:30
ter04.06.2418:30
Galeria Zé dos Bois


Datas: 19 de Março, 2 e 23 de Abril, 7 e 21 de Maio, 4 de Junho 2024 (18h30)

O seminário de investigação ECOPRAXIS tem como objectivo integrar pessoas de diferentes origens num ambiente de investigação que lhes oferece a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico e a praxis experimental.

Ao apresentar desenvolvimentos recentes na teoria crítica, artes contemporâneas e cinema, o ECOPRAXIS liga estas áreas de investigação à ecologia política, aos estudos pós-coloniais e indígenas, procurando identificar alternativas para a produção de conhecimento no presente. A componente inovadora do curso reside no facto de ser um laboratório e não um curso convencional: os participantes serão convidados a reflectir, a elaborar, a criar e a apresentar o seu trabalho e as suas hipóteses sobre o nosso tempo.

Com base na experiência de Planetary Conversations (2021) e X-Centric Futures (2022-2023), Giovanbattista Tusa propõe que as sessões ECOPRAXIS sejam parcialmente realizadas em seminários – no sentido em que tentamos disseminar algo em solo fértil para o fazer crescer – e parcialmente realizadas em laboratórios. Uma espécie de incubadora acidental para direcções divergentes, caminhos improvisados e práticas que nem sempre conduzem a um produto final. Tenta-se assim comunicar o que não se tem, um comum que não pertence a ninguém e que, por isso, não pode ser incluído em nenhuma propriedade.

A primeira sessão do ECOPRAXIS, intitulada “Contra todo o planeta”, terá lugar na terça-feira, 19 de Março, e é aberta a todos. A inscrição é obrigatória após esta sessão de abertura, uma vez que o ECOPRAXIS exige um nível de interacção que só é possível num grupo constituído.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.