ZDB

Música
Concertos

Elliott Sharp ⟡ Vítor Rua + Luís San Payo

ter21.11.2319:30
ZDB 8 Marvila — Praça David Leandro da Silva 2, 1950-131 Lisboa


Elliot Sharp ©Andreas Sterzing
Vítor Rua
Luís San Payo

No contexto da vinda de Elliott Sharp a Lisboa, haverá um workshop com o multi-instrumentista no dia anterior, 20 de Novembro, das 18h00 às 21h00, na ZDB 8 Marvila. Mais informações aqui.

Esta noite terá início com o solo de Elliott Sharp (30′), seguido da apresentação do duo Vítor Rua & Luís San Payo (20′) e terminará com a apresentação do trio (20′).

Elliott Sharp

Sharp é um multi-instrumentista, compositor e intérprete americano.

Figura central da cena musical experimental e de vanguarda da cidade de Nova Iorque há mais de 30 anos, Elliott Sharp lançou mais de oitenta e cinco gravações que vão da música orquestral ao blues, jazz, noise, rock no wave e música techno. Lidera os projectos Carbon e Orchestra Carbon, Tectonics e Terraplane e foi pioneiro na aplicação da geometria fractal, da teoria do caos e de metáforas genéticas à composição e interacção musical.

Entre os seus colaboradores contam-se a Radio-Sinfonie Frankfurt; a cantora pop Debbie Harry; o Ensemble Modern; a cantora Qawwali Nusrat Fateh Ali Khan; o Kronos String Quartet; o Ensemble Resonanz; a inovadora do violoncelo Frances Marie Uitti; as lendas do blues Hubert Sumlin e Pops Staples; o virtuoso da pipa Min-Xiao Feng; os grandes nomes do jazz Jack deJohnette, Oliver Lake e Sonny Sharrock; os artistas multimédia Christian Marclay e Pierre Huyghe; e Bachir Attar, líder dos Master Musicians Of Jajouka.

Sharp foi bolseiro do Guggenheim em 2014 e bolseiro do Parson’s Center for Transformative Media em 2014. Em 2015, recebeu o Prémio de Berlim em Composição Musical da Academia Americana em Berlim. Compôs partituras para longas-metragens e documentários; criou design de som para intersticiais nas redes The Sundance Channel, MTV e Bravo; e apresentou inúmeras instalações sonoras em galerias de arte e museus. É o tema de um novo documentário “Doing The Don’t” do realizador Bert Shapiro.

Vítor Rua

Vítor Rua é um multi-instrumentista português, cujo instrumento principal é a guitarra. Foi um dos fundadores do grupo de pop-rock GNR, que mais tarde abandonou para seguir uma abordagem mais experimental da música. Com Jorge Lima Barreto fundou o grupo Telectu, um duo de free jazz eletrónico de vanguarda. Tocou e gravou com vários artistas, incluindo Louis Sclavis, Marco Franco, Chris Cutler, Elliott Sharp, Jac Berrocal, Carlos Zíngaro, Jean Sarbib, Evan Parker, Paul Lytton, Eddie Prévost, Sunny Murray, Ikue Mori, Paul Rutherford, Daniel Kientzy, entre outros.

Luís San Payo

Luís San Payo, baterista, sonhador, compositor, trabalhou com diversas bandas e artistas, entre os quais, Croix Sainte, Pop dell´Arte, THC, Ref, UHF, Sei Miguel, Rádio Macau, Entre Aspas, Xana, Casino, Los Tomatos, Rodrigo Leão Ensemble, Irmãos Catita, Vítor Rua and the Metaphysical Angels.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.