ZDB

Artes Visuais
Exposições

FALL

— de Pedro Amaral

11.05 — 29.07.07
Galeria Zé dos Bois


A exposição FALL prossegue o trabalho anterior de convocação relacional de imagens de grande circulação mediática.
A intensificação dos aspectos ideológicos das iconografias investigadas constitui-se num processo crítico e irónico através do qual se pretende sugerir que a mundialização não é um fenómeno natural, mas um fenómeno político, com largos antecedentes, para atingir objectivos precisos.
Formalmente em suporte pintura, exploram-se conceitos como pobreza e abundância, democracia e liberalismo, ascensão e queda.
A crónica criada é especulativa mas aberta, por oposição à entropia de leituras que os media e demais poderes vão largando.
– Pedro Amaral

Pedro Amaral

Nasceu em 1960, em Lisboa. Vive e trabalha em Sintra

Desenvolve actividade enquanto artista e curador, integrando ainda o colectivo artístico Sparring Partners. Trabalha também com ilustração tendo participado, desde meados dos anos oitenta do século XX, em variadas exposições dedicadas a este género.

Expõe regularmente no domínio da arte contemporânea a partir de meados dos anos noventa. A pintura é o suporte primordialmente escolhido mas também o vídeo, a instalação e o desenho. Nas telas cruzam-se referências extremamente variadas, desde a banda desenhada, cinema e publicidade à cultura pop, passando por movimentos como o construtivismo ou por disciplinas como a arquitectura. Todos estes elementos heterogéneos se cruzam numa tarefa que é dupla: uma postura crítica e assumidamente política ou uma procura de pontos de fuga em territórios aparentemente já explorados mas dos quais revela sempre uma nova dimensão.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.