Fumaça é uma proposta performativa que se conjuga a partir de um exercício efémero, como a própria combustão. Numa simbiose entre dança e música, o diálogo é aberto e as perguntas ainda não têm resposta.
Desenvolve-se um encontro, um ensaio e experimentação, para conjugar formas de dança, numa tensão entre o trabalho coreográfico e uma pista de dança.
Como pode a coreografia trabalhar o efémero? Concretiza-se no seu tempo de partilha e esfuma-se.
Residente na periferia de Lisboa, Vanderley Neves, também conhecido como Van Der, teve o seu contacto inicial com a música através do Kuduro, House e Techno, tendo expandido, posteriormente, o seu interesse pelas ramificações da música eletrónica. Enquanto criativo, Van Der tem assumido cada vez mais uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, colaborando tanto com projectos expositivos, instalações sonoras, como na composição de música para a pista de dança. Os seus lançamentos podem ser encontrados em várias editoras como Kepler Live, Obra, Osler Records e Glow Papers. Van Der também integrou a Patch Point Lisboa, uma loja de sintetizadores modulares, tendo desempenhado funções no showroom. Integra vários coletivos nacionais e internacionais.
Nascida em Lisboa, Ilidialua, estudou na Escola Artística António Arroio, mais tarde formou-se como bailarina e intérprete na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal onde praticou técnica de dança moderna e técnica de dança Clássica, ingressou em inúmeros espetáculos e criações. Mais recentemente participou nos espetáculos “A Hora em que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros” de Olga Roriz no Cineteatro Louletano e no Teatro São Luiz e em ”EIN STUCK VON ZARATUSTRA” de Tiago Vieira, na Latoaria. O seu trabalho é multidisciplinar e encontra-se num lugar entre a dança/movimento, performance e teatro.
Diogo Alves começou dança clássica aos 4 anos, rapidamente substitui o ballet pelas artes marciais, nomeadamente kung fu e taiji quan, que praticou durante 6 anos. Voltou à dança clássica, iniciando também a aprendizagem de dança contemporânea. Em setembro de 2022 iniciou os seus estudos na Escola Superior de Dança. Participou nos espetáculos ”A Hora em que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros” de Olga Roriz no Cineteatro Louletano e no Teatro São Luiz e em ”EIN STUCK VON ZARATUSTRA” de Tiago Vieira, na Latoaria.