O longo e diverso trabalho do britânico John T. Gast tem-se dado a apresentar através de um realismo mutante. Com uma década de lançamentos nos mais variados formatos e com as mais brilhantes colaborações, o produtor assemelha-se a uma sombra que, nas margens, parece saber encontrar o seu lugar – para logo entregar objectos exóticos, suscetíveis de iluminações maiores.
Tem sido pelo meio da sua editora 5 GATE TEMPLE que acomoda não só alguns dos seus discos, como oferece pousio a outros artistas de semelhante visão. O entendimento de que o som, e as suas potencialidades, logram um alcance multidimensional, é o batimento cardíaco que pauta esta (des)composição musical ongoing. Não estamos pois perante uma paisagem musical estanque, senão antes de um veículo de fabulosa infusão de ecos do UK garage, house em sistema pal plus e memórias turvas do jungle. Cada sugestão é ligada pelo sentido ambiental que se pode extrair de cada uma: o nervosismo rítmico, a melodia desintegrada e essa luz neónica só possível de encontrar entre o real e o fantástico.
A mais recente atenção vai para a colaboração com a harpista Serafina Steer. Não sendo propriamente contrastante, é sem dúvida um passo ímpar noutras latitudes. A natureza contemplativa de Garden of Love/Water Carrier, recentemente editado, é uma espécie de bálsamo para as nossas maiores inquietudes.
Este espetáculo intitula-se No Murmúrio dos Esgotos e faz parte de um ciclo de apresentações a ter lugar às terças-feiras, no espaço Novo Negócio. A primeira parte conta com Rebeca Csalog (entre outras referências, marcou presença junto de artistas nacionais como Conan Osiris ou Odete). Harpista belíssima, capaz de nos transportar mais além. Acreditem, será especial. NA