A Livraria Zé dos Bois apresenta Joie de Vivre, projecto de intervenção artística de Gil Ferrão. Procurando testar o potencial performativo de cada objecto, Gil Ferrão apresenta uma série de trabalhos que conduzem à interacção através do gesto intuitivo, inserindo o público no processo de metamorfose das obras activadas pelo movimento e pensamento de cada pessoa.
Através da apropriação de objectos reconhecíveis, o artista procura estabelecer uma ligação de proximidade com o público e com o contexto expositivo, repensando o que nos rodeia, aludindo a uma experiência de memória colectiva. O seu trabalho situa-se assim num limbo, entre o consciente e o inconsciente, explorando as relações entre o físico e material e o imaginário e o onírico.
As obras rolam, desenrolam, rodam, riscam, desenham. Ou balançam, mergulham, sobem, descem. O meu trabalho assemelha-se a um reflexo, extensão, ou catalizador, do pensamento do performer. A intuição do nosso gesto conduz à interação entre o nosso corpo, o pensamento, e a obra. Necessitamos de estar ligados à terra. Envolvermo-nos, como humanos, com o nosso corpo. Perdemos a mobilidade, a vontade, a experiência e a liberdade.
Gil Ferrão