ZDB

Artes Visuais
Exposições

Lua Cão

— de Alexandre Estrela e João Maria Gusmão + Pedro Paiva

24.05 — 15.07.17
Calçada do Tijolo (à Rua de O Século), 41A 1200-167 Lisboa

Quarta a Sábado
das 18h às 22h00

Uma exposição de Alexandre Estrela e João Maria Gusmão + Pedro Paiva
Curadoria de Natxo Checa

Lua Cão é um exercício experimental que testa o cruzamento de trabalhos de Alexandre Estrela e João Maria Gusmão + Pedro Paiva. Ocupando todo o espaço de uma antiga serração no Bairro Alto, esta exposição, curada por Natxo Checa, é composta por uma vintena de peças que trabalham a imagem em movimento: vídeos de Alexandre Estrela entrecruzam-se com filmes 16mm de João Maria Gusmão + Pedro Paiva. Estas obras, distribuídas pelos amplos vãos do espaço, não só partilham dispositivos e suportes de projecção, como formam constelações de peças activadas em momentos distintos da visita. Na sua morfologia, Lua Cão afigura-se como um cinema lateral e performativo que, radicado na mecânica da visão, desafia os habituais protocolos perceptivos e fenomenológicos para instituir a experiência distendida e absolutamente imersiva de um panoscópio.

À primeira vista, nada sugeriria uma ligação entre os universos de Alexandre Estrela e João Maria Gusmão + Pedro Paiva. Se o primeiro desenvolve a sua produção a partir de um metassistema conceptual e estrutural, pautado por uma aturada reflexão em torno dos fenómenos estéticos e perceptivos, os segundos sustentam a sua pesquisa no quadro fenomenológico de uma proto-ciência, especulativa e poética. Do encontro destes dois universos não despontam, portanto, narrativas lineares; antes sincronias simpáticas e casuais que conduzem a atenção do espectador para os espaços de esvaziamento, para as instâncias de materialização e objectualização da imagem, para o alinhamento das peças, para os intervalos gerados nas sequências.

As colaborações destes artistas com a Galeria Zé dos Bois estendem-se, a espaços, por mais de década e meia, tendo vindo a concretizar-se em múltiplos eventos artísticos, dentro e fora de portas. Uma parte significativa das obras agora apresentadas foi realizada no âmbito das excursões artísticas que estes autores realizaram com Natxo Checa, em geografias longínquas, a propósito de exposições que tiveram lugar na ZDB. Uma primeira e mais curta versão de Lua Cão foi apresentada no festival Walk and Talk em 2016.

Alexandre Estrela

Alexandre Estrela (n. 1971, Lisboa) formado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e fez o mestrado em Artes Plásticas, pela School of Visual Arts de Nova Iorque. Iniciou o seu percurso nos anos 90, através da participação em várias exposições colectivas, como “Independent Worm Saloon”, na Sociedade Nacional de Belas Artes (1994) e “O Império Contra-Ataca”, na ZDB, em Lisboa (1998). Tem mostrado o seu trabalho em exposições individuais, desde 2000, em galerias e instituições como a Galeria Marz, a Galeria Cristina Guerra, o ISCP Open Studio (Nova Iorque), Museu do Chiado e na ESGAD (Slow Motion). Tem participado, ainda, em várias exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, em galerias e instituições como o Museo de Arte Contemporáneo de Vigo, o Centro Cultural de Belém, a ZDB, o Musée d’Art Contemporain Carré d’Art, em Nimes, França, o Witte de With, em Roterdão, Holanda, a Fundação Calouste Gulbenkian, o CAPC, entre outras. Foi um dos artistas seleccionados para a exposição “7 artistas ao 100 mês”, na Fundação Calouste Gulbenkian 2001. Tem desenvolvido outras actividades no âmbito artístico como a co-edição da revista de desenho Manual, a programação do espaço Oporto, a direcção do Festival de vídeos de Curta duração Hi-8, a coordenação das colaborações de artistas estrangeiros no número 6 da revista Bíblia (1998), a concepção e organização da exposição “Biovoid”, Sala do Veado, no Museu de História Natural, o co-comissariado (juntamente com Derek Zeitel) da exposição “22,23”, em dois apartamentos, em Nova Iorque, o co-comissariado, juntamente com Miguel Soares, da exposição “Wallmate”, na Galeria da ESBAL, e o co-comissariado, juntamente com Rui Toscano, da exposição Independent Worm Saloon, na SNBA. As suas obras estão representadas nas colecções do Museu do Chiado, da Portugal Telecom, do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

João Maria Gusmão + Pedro Paiva

João Maria Gusmão (n. 1979, Lisboa) e Pedro Paiva (n. 1977, Lisboa) são formados em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e expõem em conjunto desde 2001. Foram distinguidos com o Prémio EDP Novos Artistas, em 2004, e representaram Portugal na Bienal de Veneza de 2009, com a curadoria de Natxo Checa. Realizaram exposições individuais na Ikon Gallery, em Birmingham; no Mercer Union Centre for Contemporary Visual Art, em Toronto; no Kunstverein Hannover; no CCA Wattis Institute for Contemporary Arts, em São Francisco; no Museu de Arte Contemporâneo de Castilla y León, em Léon; no Museu do Chiado, em Lisboa; na Galeria Graça Brandão, em Lisboa; entre outras. Participaram ainda em diversas exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro, em que se destacam a 8ª Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul; e a XXVII Bienal de São Paulo. As suas obras estão representadas nas colecções Tate Modern, MUDAM (Luxemburgo), MUSAC, GAM (Bergamo), Fundação de Serralves, Museu do Chiado, entre outras.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.