18h ⟡ GORA
Gora é o projecto a solo de Duarte Queiroz (Huggs). Um espaço onde a música, gravada e produzida por si, reflete a infinita descoberta daquilo que a compõe. Desilusões, caminhos incertos e angústias são alguns dos temas abordados, normalmente intercalados com um otimismo quase forçado. As guitarras acústicas, percussões desalinhadas e pianos dissonantes ajudam a criar uma atmosfera intimista que confere à música a honestidade que também se encontra presente em todas as suas letras. Estreia-se ao vivo nesta Noite Xita, acompanhado apenas pela sua guitarra.
19h ⟡ INÓSPITA
Inóspita é o projeto de guitarra-solo da jovem lisboeta Inês Matos, que lançou em Fevereiro de 2022 o seu primeiro LP, “Porto Santo”, produzido por Primeira Dama e com selo Xita Records. Inês toca guitarra desde tenra idade, tendo estudado na Academia de Guitarra (onde é professora desde os 16 anos) e, posteriormente, na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Toca com bandas desde a adolescência e é membro de projetos como Primeira Dama, Chinaskee e João Borsch. Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra.
20h ⟡ QALGON
Tentando encapsular nas suas performances a imprevisibilidade de uma construção viva, Qalgon faz da actuação um romper composto por sons destruídos e samples que nos lembram outras.
21h ⟡ BCC
Berros sobre o trabalho.
22h ⟡ CONTENT Y CONTENIDO
Content y Contenido são Lucía Vives e Ingeborg Kraft Fermín enquanto artners. Desde 2020, têm experimentado com o ethos fake it ‘till you make it, ao acelerar a dinâmica artista-influencer através de performance e instalação. Apresentam trabalho, pela primeira vez, fora de Amsterdão na Noite Xita 2022, com The Rise and Fall of Content y Contenido; uma peça pensada entre o spoken word, a capacidade de concentração num feed do TikTok, e um Interrail inesquecível. Content y Contenido, ¡bienvenido!
23h ⟡ Alex D’Alva Teixeira
Foi no Verão de 2012 que ouvimos pela primeira vez “3tempos”, uma canção que esteve em alta rotação nas rádios alternativas nacionais. Foi com este single extraído do EP de estreia “Não É Um Projecto” produzido por Ben Monteiro que conhecemos Alex D’Alva Teixeira, apesar das diversas colaborações anteriores com artistas da FlorCaveira, selo independente que edita este primeiro lançamento. Mas é a partir de 2014 que a parceria com Ben Monteiro dá origem a “#batequebate”, o albúm de estreia dos D’Alva que, desde então, não têm deixado de estar presentes nos palcos e nos tops de rádio. Após a edição de “Maus Êxitos”, da chegada à final da edição de 2019 Festival da Canção da RTP e de um regresso ao festival como convidado no ano seguinte, Alex estreia-se no festival Barreiro Rocks com o multifacetado Ricardo Martins, num novo projecto: Algumacena. Mais recentemente, pudemos ouvir canções como “Só A Pensar”, “Sabes Que Não” — uma das canções vencedoras da compilação Inéditos Vodafone —, “Honesty Bar” que conta com participação especial de Cláudia Pascoal e “Coração à Discrição”, singles que antecipam o terceiro trabalho de estúdio dos D’Alva com edição prevista para este ano de 2022. Aceitou o desafio de se apresentar a solo, estando a preparar algo especial para esta Noite Xita.
00h ⟡ Worthy Life/VEENHO/Primeira Dama
Worthy Life é um supergrupo lo-fi composto por Bea, Martim Brito e Kerox. Mostraram-se ao mundo em Janeiro, com o single “Detail Oriented”, um hino bedroom-pop sobre rejeição, produzido pelos próprios e pela Primeira Dama. Os VEENHO fazem colagens punk indie de baixa fidelidade. Banda de garagem fundada por Martim Brito, António Eça e Xixo, surgiram com urgência em 2017, lançando dois EPs curtos e diretos. Depois de juntarem Gonçalo Formiga à equação e de darem alguns concertos pelo país, decidiram abrandar. Em 2020 anunciaram o seu regresso com os singles “meio ausente” e “insolência”, antecipando o LP de estreia “Lofizera”, a ser editado este ano. Primeira Dama, figura presente no nosso panorama musical, tem o mérito do seu nome. Depois dos LPs “Histórias por Contar” (2016) e “Primeira Dama” (2017), lançou o visceral “Superstar Desilusão” (2020) com a banda que também o acompanhou na revitalização de Lena d’Água. Um dos membros dessa banda é Martim Brito, com quem tem vindo a apresentar-se ao vivo. Para a Noite Xita 2022 estão a preparar um concerto conjunto, inédito e, provavelmente, irrepetível, que marca a estreia de Worthy Life e o regresso dos VEENHO, confirmando a versatilidade de Primeira Dama e celebrando a amizade.
01h ⟡ Digital Freak
Digital Freak é um programa mensal na Rádio Quântica criado por Kerox em 2018. O programa procura enaltecer a vitalidade do que é feito no mundo do internet clubbing, em sites como o Soundcloud e o Bandcamp. Glabra, que para além de ser o responsável por todos os brilhantes artworks do programa era também presença assídua na produção do mesmo, acabou por ser convidado para ser co-host a tempo inteiro do Digital Freak, em 2020. Ao longo dos anos, o programa apresentou DJs das comunidades menos óbvias do mundo da internet e do clubbing, como BLEID, NEW FEAR, rkeat, Marcos, Amb er, Qalgon e Perigga. Agora, Digital Freak apresenta-se pela primeira vez, ao vivo, com os hosts Kerox e Glabra encarregues de fechar a Noite Xita 2022.