ZDB

Música
Concertos

Noite Xita 2022

— c/ Alex d’Alva Teixeira, BCC, Content y Contenido, Digital Freak, Gora, Inóspita, Primeira Dama/Veenho/Worthy Life, Qalgon

sáb16.04.2216:00
Galeria Zé dos Bois


©Tomás Brandão
© Diana Matias
© olhosazumbir
©VeraMarmelo
©Leonor Briosa & Glabra
©Xipipa

Xita nasceu há quase sete anos, primeiramente como uma editora independente (Xita Records), procurando editar discos dentro de um grupo de amigos. Com o passar do tempo, depois de diversos encontros com outras práticas e outros artistas, tornou-se impossível fugir à natureza transdisciplinar do colectivo. No entanto, pouco dessa nova vontade exploratória e ímpeto artístico pôde ser cultivado durante o último par de anos. Como forma de tentar vingar tudo o que ficou por fazer, a Noite Xita regressa em 2022 com um novo formato, mantendo, como sempre, um cartaz diverso, com artistas da casa e artistas convidados.

A Xita pretende dar espaço a novos projetos, ao mesmo tempo que procura desafiar artistas mais consagrados a ensaios inéditos e reinvenções. Os convites alargam-se para lá da música e da performance, integrando artes gráficas e plásticas.

⟡ Concertos ⟡

18h ⟡ GORA

Gora é o projecto a solo de Duarte Queiroz (Huggs). Um espaço onde a música, gravada e produzida por si, reflete a infinita descoberta daquilo que a compõe. Desilusões, caminhos incertos e angústias são alguns dos temas abordados, normalmente intercalados com um otimismo quase forçado. As guitarras acústicas, percussões desalinhadas e pianos dissonantes ajudam a criar uma atmosfera intimista que confere à música a honestidade que também se encontra presente em todas as suas letras. Estreia-se ao vivo nesta Noite Xita, acompanhado apenas pela sua guitarra.

 

19h ⟡ INÓSPITA

Inóspita é o projeto de guitarra-solo da jovem lisboeta Inês Matos, que lançou em Fevereiro de 2022 o seu primeiro LP, “Porto Santo”, produzido por Primeira Dama e com selo Xita Records. Inês toca guitarra desde tenra idade, tendo estudado na Academia de Guitarra (onde é professora desde os 16 anos) e, posteriormente, na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Toca com bandas desde a adolescência e é membro de projetos como Primeira Dama, Chinaskee e João Borsch. Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra.

 

20h ⟡ QALGON

Tentando encapsular nas suas performances a imprevisibilidade de uma construção viva, Qalgon faz da actuação um romper composto por sons destruídos e samples que nos lembram outras.

 

21h ⟡ BCC

Berros sobre o trabalho.

 

22h ⟡ CONTENT Y CONTENIDO

Content y Contenido são Lucía Vives e Ingeborg Kraft Fermín enquanto artners. Desde 2020, têm experimentado com o ethos fake it ‘till you make it, ao acelerar a dinâmica artista-influencer através de performance e instalação. Apresentam trabalho, pela primeira vez, fora de Amsterdão na Noite Xita 2022, com The Rise and Fall of Content y Contenido; uma peça pensada entre o spoken word, a capacidade de concentração num feed do TikTok, e um Interrail inesquecível. Content y Contenido, ¡bienvenido!

 

23h ⟡ Alex D’Alva Teixeira

Foi no Verão de 2012 que ouvimos pela primeira vez “3tempos”, uma canção que esteve em alta rotação nas rádios alternativas nacionais. Foi com este single extraído do EP de estreia “Não É Um Projecto” produzido por Ben Monteiro que conhecemos Alex D’Alva Teixeira, apesar das diversas colaborações anteriores com artistas da FlorCaveira, selo independente que edita este primeiro lançamento. Mas é a partir de 2014 que a parceria com Ben Monteiro dá origem a “#batequebate”, o albúm de estreia dos D’Alva que, desde então, não têm deixado de estar presentes nos palcos e nos tops de rádio. Após a edição de “Maus Êxitos”, da chegada à final da edição de 2019 Festival da Canção da RTP e de um regresso ao festival como convidado no ano seguinte, Alex estreia-se no festival Barreiro Rocks com o multifacetado Ricardo Martins, num novo projecto: Algumacena. Mais recentemente, pudemos ouvir canções como “Só A Pensar”, “Sabes Que Não” — uma das canções vencedoras da compilação Inéditos Vodafone —, “Honesty Bar” que conta com participação especial de Cláudia Pascoal e “Coração à Discrição”, singles que antecipam o terceiro trabalho de estúdio dos D’Alva com edição prevista para este ano de 2022. Aceitou o desafio de se apresentar a solo, estando a preparar algo especial para esta Noite Xita.

 

00h ⟡ Worthy Life/VEENHO/Primeira Dama

Worthy Life é um supergrupo lo-fi composto por Bea, Martim Brito e Kerox. Mostraram-se ao mundo em Janeiro, com o single “Detail Oriented”, um hino bedroom-pop sobre rejeição, produzido pelos próprios e pela Primeira Dama. Os VEENHO fazem colagens punk indie de baixa fidelidade. Banda de garagem fundada por Martim Brito, António Eça e Xixo, surgiram com urgência em 2017, lançando dois EPs curtos e diretos. Depois de juntarem Gonçalo Formiga à equação e de darem alguns concertos pelo país, decidiram abrandar. Em 2020 anunciaram o seu regresso com os singles “meio ausente” e “insolência”, antecipando o LP de estreia “Lofizera”, a ser editado este ano. Primeira Dama, figura presente no nosso panorama musical, tem o mérito do seu nome. Depois dos LPs “Histórias por Contar” (2016) e “Primeira Dama” (2017), lançou o visceral “Superstar Desilusão” (2020) com a banda que também o acompanhou na revitalização de Lena d’Água. Um dos membros dessa banda é Martim Brito, com quem tem vindo a apresentar-se ao vivo. Para a Noite Xita 2022 estão a preparar um concerto conjunto, inédito e, provavelmente, irrepetível, que marca a estreia de Worthy Life e o regresso dos VEENHO, confirmando a versatilidade de Primeira Dama e celebrando a amizade.

 

01h ⟡ Digital Freak

Digital Freak é um programa mensal na Rádio Quântica criado por Kerox em 2018. O programa procura enaltecer a vitalidade do que é feito no mundo do internet clubbing, em sites como o Soundcloud e o Bandcamp. Glabra, que para além de ser o responsável por todos os brilhantes artworks do programa era também presença assídua na produção do mesmo, acabou por ser convidado para ser co-host a tempo inteiro do Digital Freak, em 2020. Ao longo dos anos, o programa apresentou DJs das comunidades menos óbvias do mundo da internet e do clubbing, como BLEID, NEW FEAR, rkeat, Marcos, Amb er, Qalgon e Perigga. Agora, Digital Freak apresenta-se pela primeira vez, ao vivo, com os hosts Kerox e Glabra encarregues de fechar a Noite Xita 2022.

⟡ Feira ⟡

APRE!

APRE! é um pequeno coletivo de designers e ilustradoras, constituído por Angelina Velosa, Joana Pardal e Mariana Vale.

 

Acabadinha

Maria João Costa, 27 anos, Lisboa. Inspira-se num balanço perfeito entre práticas multidisciplinares como as tatuagens, desenho, pintura e fotografia, sem nunca esquecer as suas bases de som e vídeo que a acompanham desde o início do seu trabalho.

 

Cara Trancada

Cara Trancada é o alter-ego da Carolina, ilustradora e tatuadora por gosto, designer gráfica por via das casualidades. Este projeto de ilustração foi criado em finais de 2016 com o intuito de questionar e desmistificar tabus à volta da sexualidade e das relações. É um projeto pessoal que germinou na sua curiosidade sobre a sexualidade, na sua relação de amor consigo mesma, com o seu corpo e com o dos outros; as suas experiências e fantasias, e as dos outros. Procura representar o corpo feminino como símbolo de poder e sexualidade de uma perspetiva da própria, enquanto mulher, e retratar temas do dia-a-dia através da ironia e alguma comédia, com o objetivo de quebrar barreiras e questionar estigmas.

 

Erva Daninha

A Erva Daninha é um selo editorial de zines, que procura agregar, publicar e divulgar o trabalho de artistas de BD emergentes.

 

Massacre

O Massacre é um colectivo artístico, formado por Mao, Hetamoé e André Pereira, focado na produção de edições em papel, principalmente banda desenhada.

 

Mariana Pita

A Mariana Pita faz música com o nome Moxila, e BD e animações em nome próprio. Em 2017 lançou um livro Lá Fora com os Fofinhos (Chili Com Carne + O Panda Gordo). Já fez vários videoclipes de animação e este ano lançou um álbum com Éme.

 

SHIM

1994, Aveiro Ilustradora e tatuadora. Desde sempre quis fugir com o circo, mas bastou crescer para perceber que vive nele.

 

XITA

A Xita também estará presente na feira. Para além de merch e discos, será possível encontrar trabalhos de alguns dos membros do coletivo, como Vives, Bea, Glabra e Qalgon.

 

⟡ Comida ⟡

Tomás Queiroz (Glabra), designer de formação, apresenta, pela primeira vez, o seu projeto de investigação culinária na Noite Xita. Tendo começado a cozinhar aos 12 anos, esta foi uma prática que nunca parou de explorar e que foi crescendo consigo. Agora, lança um novo projeto onde apresenta o resultado de uma grande e contínua reflexão sobre comida, principalmente focada em pratos que utilizam massas: água e farinha. Componente presente de uma forma ou de outra em todas as culturas e que sempre lhe despertou um enorme interesse pela sua delicadeza, dificuldade e necessidade de observação e espera. Entre as 19h e as 23h, terá uma série de pratos com preços acessíveis, que mostram o poder e potencial destes dois ingredientes nucleares.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.