O NEGÓCIO associa-se ao CITEMOR e acolhe, em Lisboa, Sergi Fäustino, programação da edição de 2013 deste festival emblemático.
.
SERGI FÄUSTINO REGRESSA AO CITEMOR
O autor e performer catalão Sergi Fäustino preparou para esta edição do Citemor um “remake” de “Nutritivo”, criação de 2002. Um solo com sangue, morcelas, black metal e tunning. Uma performance que aborda com inteligência um tema fascinante: as formas de loucura socialmente aceites.
.
‘Que queremos da vida? Encontramo-nos envoltos num disfarce, e noutro disfarce que cobre o outro, e assim sucessivamente. Aquele que tiver conseguido despojar-se de todas essas camadas de artificialidade encontrou o NADA. Porque a vida é envolvermo-nos em roupagens, em serpentes de cores, em lenços palestinianos, em fatos Gucci, em fatos-macaco de mecânico, em t-shirts de heavy metal, em coleiras, em palavras, em maneiras de andar, em música, em sorrisos, em idiomas, em comida, em muita comida…
E a questão mantém-se, não desaparece. Continua a atormentar o nosso cérebro: Mas de onde raio saem estes disfarces? Não consigo imaginar um armazém com todos os disfarces da humanidade. No espaço X secção 43, estante 12 encontrará o seu modo de falar, as suas palavras para amar. No espaço Z, secção 22, estante 34 encontrará o seu disfarce de trabalhador. Siga as indicações e encontre o seu disfarce completo.
Não duvides, nem por um instante, que alguns dos teus disfarces te foram imputados sem seres consultado. Bom, talvez te tivessem perguntado quando não tinhas ainda o disfarce para dizer ‘sim’ ou ‘não’.
Não tenhas medo. Permite que os teus olhos observem, que a tua curiosidade te leve a despojares-te de cada um dos disfarce que cobrem a tua pele. Não é para ficares com NADA, mas sim para os atirares para o chão, colá-los à parede e colocá-los perante a tua vista para, apenas por um instante, apenas por um dia, poderes ver tudo aquilo que carregas às costas. Dá-te esse prazer e volta-te a vestir. Apenas por um instante.’
Alexis BORRÀS