No mito ocidental da origem da imagem, tal como contada por Plínio, o Velho, a filha de Butades de Sicião, o oleiro, desenha a silhueta do jovem por quem se apaixonara recorrendo ao uso de uma lamparina. O amante está de partida. Um sol de inverno congela o amante e os raios difusos da lamparina projectam a sombra que a filha do oleiro rasura na parede que faz de ecrã. O desenho coincide no umbral tracejado que separa o que é dado a ver e o que se ofusca pelo perfil do jovem. Resulta desse semblante uma máscara que depois Butades modela em barro e coze no forno.
No mito acidental do fim da imagem, tal como contada por Plínio, o mais recente, a filha do Barnabé de Oeiras, o fotógrafo, fotografa o rosto da jovem por quem se enamorara recorrendo ao uso de uma máquina polaroid. A jovem está de partida, vai apanhar o comboio para Lisboa. Um sol de inverno congela o comboio e os raios difusos do flash projectam a sombra que a filha do fotógrafo vê depois lentamente aparecer na emulsão instantânea. O desenho coincide no umbral tracejado que separa o que é dado a ver e o que se ofusca pelo o perfil da jovem. Resulta desse semblante uma imagem que depois Barnabé digitaliza e imprime em papel brilhante A4.
Artistas:
Adriana Proganó
Fátima Moreno
Fernando Brito
Francisca Carvalho
Gonçalo Pena
Irene Buarque
Mané Pacheco
Marco Franco
Mariana Gomes
Mattia Denisse
Pedro Henriques
Von Calhau