A Galeria Minuta, uma aventura em conjunto entre a CMS e a ZDB, apresenta a sua segunda exposição, dando continuidade a um programa que pretende destacar criadores contemporâneos no âmbito das artes visuais.
Oh My Dog!, exposição de João Marçal, com curadoria de Natxo Checa, reúne um conjunto de obras compreendidas num intervalo temporal de cerca de vinte anos. Entre o conjunto de peças, algumas expostas aqui pela primeira vez, encontram-se pinturas realizadas em inícios de 2003, e outras, mais recentes, com datas de produção entre 2017 e meados de 2022.
O desafio desta exposição passa por, de forma inédita, reunir e tentar compatibilizar numa única sala, diversas pinturas em diferentes formatos, produzidas com vários anos de diferença e com tipos de registo – aparentemente e definitivamente – díspares.
O título Oh My Dog! surge na contingência de uma frase feita, um desabafo que – do nada – se subverteu e emancipou; um processo comum à natureza de todas estas pinturas e que é, talvez, o único ponto comum entre todas elas: existiam potencialmente algures, foram encontradas e, por fim, pintadas. A pintura expressa-se através do pintor, e não o contrário.