ZDB

Artes Performativas
Teatro

Open call ⟡ Oficina de Adelino Tavares

— Orquestra Dramática "O Bife"

03.05 — 04.05.22 18:30
Galeria Zé dos Bois


©João Fonte Santa

Entrada livre mediante inscrição
Terças e quartas das 18h30 às 20h30 (a partir de 3 e 4 de Maio)

Adelino Tavares (actor/performer/encenador) mentor da icónica e destemida Orquestra Dramática “O Bife”, está a angariar equipa e a desenvolver materiais para um novo objecto cénico num processo criativo já utilizado em anteriores trabalhos como “o performer, aquela máquina infernal’ e “Bif’s Remix”. Uma oficina, essencialmente, prática onde se proporciona um espaço de pesquisa e experimentação de materiais e propostas sugeridos por Adelino Tavares e com a participação dos intervenientes. Este trabalho culminará numa apresentação pública de um trabalho/performance.

A Orquestra Dramática “O Bife” – já apelidada de grupo de teatro terrorista – distingue-se por uma energia crua e por um humor ainda mais cru; por uma linguagem cénica parca em palavras e por diálogos que raiam o sarcástico. O trabalho de actor é bruto e despojado de grandes artifícios cénicos.

A nível temático, a Orquestra opera, desde o início, um trabalho de investigação continuado sobre a incomunicabilidade, a crueldade, a dominação, o mal-estar, numa sociedade que se diz global, comunicante, tolerante e solidária.

A utilização do humor é satírica e mordaz. É um humor feito a partir das coisas simples, mundanas, e que cruzado com o estudo sobre a violência provoca mais desconforto que gargalhadas.

Adelino Tavares

Adelino Tavares concebeu e dirigiu vários objectos cénicos como “O Discurso da cenoura” (1990), “La Cromagnona + 1 peça para um colchão” (1990/91), “A Lei dos 3 tomates”“A Peça mais rápida do mundo ou onde é que estão os meus 400 paus”“O meu Carro é + dramático que o teu (I,II,III), “Um dia levanto-me e mato todos os gajos que não pensam”,  “Bif’s Remix #01” e outros. Está a preparar equipa e material para um novo espectáculo.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.