ZDB

Música
Concertos

PANOPLY — John O’Gallagher & Michael Formanek & Jeff Williams

— em parceria com o Hot Clube de Portugal

ter30.04.2422:00
Galeria Zé dos Bois


John O’Gallagher
Michael Formanek
Jeff Williams

John O'Gallagher

John O’Gallagher é considerado um dos saxofonistas altos e compositores mais convincentes da cena jazzística internacional. Radicado em Nova Iorque há trinta anos, e actualmente a residir em Lisboa, é conhecido pelos seus projectos como líder e como sideman, tendo trabalhado em vários grupos com artistas como Joe Henderson, Maria Schneider, Kenny Wheeler, Ben Monder, Tyshawn Sorey, Michael Formanek, Billy Hart, Tony Malaby, Drew Gress, Tom Rainey, Rudresh Mahanthappa, Mike Gibbs, Thomas Morgan, Jeff Williams, Kris Davis, Dan Weiss, Paul Dunmall, Peter Evans, Rudy Royston, e muitos outros. Participou em mais de 75 CD’s, dos quais três foram nomeados para Juno, dois para Grammy e um para Grammy Award. A revista Downbeat declarou que as suas gravações “all bear O’Gallagher’s exquisite melodic stamp […] a roughhewn majesty permeates the music”. É o autor do livro “Twelve-Tone Improvisation” publicado pela Advance Music e é músico convidado em vários conservatórios e universidades internacionais.

Jeff Williams

Com uma carreira de mais de cinquenta anos, o baterista Jeff Williams tornou-se conhecido na década de 1970 pelas suas associações com Stan Getz, Lee Konitz e Dave Liebman’s Lookout Farm. Nos anos 90, andou em digressão com Joe Lovano e Tom Harrell, e com o grupo Universal Language de Lovano. Depois disso, Jeff começou a escrever e a liderar os seus próprios grupos, que contaram com a participação de uma variedade de músicos, incluindo Gonçalo Marques e John O’Gallagher. Os álbuns de Jeff como líder incluem sete lançamentos na editora Whirlwind Recordings, incluindo o recente Road Tales, juntamente com o recém-descoberto In Duo (com Dave Liebman), lançado em Janeiro de 2024.

Michael Formanek

Nascido em São Francisco em 1958, Formanek actuou em inúmeros contextos ao longo das décadas, incluindo com mestres como Gerry Mulligan e Stan Getz, Freddie Hubbard e Fred Hersch. Entre os seus pares, o contrabaixista colaborou estreitamente com Tim Berne, tendo gravado um álbum em duo com o saxofonista (Ornery People) e actuado extensivamente na icónica banda Bloodcount de Berne nos anos 90. Formanek também lançou um LP a solo – Am I Bothering You? – através da etiqueta Screwgun de Berne em 1998. Thumbscrew, um trio colaborativo com Formanek e Halvorson ao lado do baterista Tomas Fujiwara, lançou quatro álbuns elogiados através da Cuneiform. As primeiras gravações de Formanek como líder incluíram uma série de lançamentos de quartetos e septetos para a Enja de 1990 a 1996. Como sideman, gravou com Uri Caine, Dave Burrell, Jane Ira Bloom, Gary Thomas, Jack Walrath, Joe Maneri, Harold Danko, Lee Konitz, Freddie Redd, Art Pepper, Chet Baker e até Elvis Costello, além de participar em álbuns de parceiros frequentes como Berne, Halvorson, Fujiwara, Malaby, o multi-reedista Marty Ehrlich, o trompetista Dave Ballou, o saxofonista Ellery Eskelin, o baterista Devin Gray e a pianista Angelica Sanchez. De 2001 a 2018, Formanek ensinou baixo de jazz e história do jazz no Peabody Institute da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, onde também dirigiu a Peabody Jazz Orchestra. Continua a dar aulas particulares na área de Nova Iorque e realiza workshops e masterclasses a nível internacional. Michael Formanek recebeu uma bolsa de estudo para 2023 do Conselho de Artes do Estado de Nova Jérsia.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.