ZDB

Artes Performativas
Performance

Peça do Coração: EXCALIBUR

— Mariana Tengner Barros

Ter29.09.2018:00
Ter29.09.2020:00
Teatro São Luiz ⟡ Sala Mário Viegas

Conheça as regras de acesso do público ao Teatro São Luiz.

Peça do Coração: EXCALIBUR dirigida pela coreógrafa e bailarina Mariana Tengner Barros, projecta cruzamentos disciplinares em colaboração com o artista gráfico Mark Angelo e a equipa da A Bela Associação. Este projecto surge da vontade de valorizar a Natureza, com foco especial nas árvores e na importância que estas têm no equilíbrio dos ecossistemas.
O processo de criação teve origem no mapeamento das árvores mais antigas da área da grande Lisboa. Foram escolhidas 4 áreas em torno das árvores identificadas: Alcântara, Lumiar, Loures e Benfica. Grande parte da pesquisa desenvolveu-se sob acções simbólicas resultantes do diálogo com a comunidade local, workshops gratuitos, pequenas performances e gravações de vídeo. Esta fase do projecto chamou-se Floresta Invisível, espaço de performance autónomo, temporário e móvel.

O material recolhido e trabalhado nesta fase compõem a dramaturgia de Peça do Coração: EXCALIBUR. Na sua criação são também incluídas estratégias que permitem produzir conteúdos acessíveis a pessoas cegas e surdas. É muito importante para a equipa deste projecto que este possa contribuir para a erradicação do preconceito e exclusão em relação a pessoas com deficiência. Pretende-se que Peça do Coração: EXCALIBUR seja um objecto híbrido, composto por vários fragmentos desta experimentação, que convide o público a abrir os sentidos, na procura de conferir visibilidade ao invisível, som ao silêncio e forma ao desconhecido, numa viagem imersiva e interactiva.
O projecto conta também com a criação de um website para documentar, partilhar e disponibilizar vídeos em streaming, de forma mapear as conexões entre árvores, comunidades e territórios, assim como depoimentos e registos fotográficos, ou em vídeo, do trabalho estabelecido com as diversas comunidades. Este conjunto de dados recolhidos será apresentado no contexto da desflorestação nacional.

Mariana Tengner Barros

Coreógrafa, bailarina e performer. O seu trabalho tem sido apresentado em diversos países na Europa e América do Sul, salientando “The Trap” (2011, Vencedor do Prémio do Público Jardin D’Europe- Áustria), “A Power Ballad” (2013) e “Resurrection” (2017) co-criações com o coreógrafo Mark Tompkins e “Instructions for the gods: i4gods” (2017), uma performance contínua de 5 h para museus em colaboração com o músico Pan.demi.CK. Licenciada em dança pela Northern School of Contemporary Dance em Leeds, Inglaterra (2003). Estagiou no Ballet Theatre Munich, sob a direcção artística de Philip Taylor (2004). Membro fundador do colectivo artístico The Resistance Movement em Leeds (2005). Foi artista associada da EIRA entre 2013 e 2016. É directora artística d’A BELA Associação. Integra a banda Kundalini XS e é membro do Colectivo/ Editora Gruta.

A Peça do Coração é um projecto que pretende desenvolver para sempre. O objectivo consiste em revisitar o conceito inicial que despoletou a vontade de trabalhar, ciclicamente, sobre a noção formal de solo e coro, e todas as relações entre a singularidade e pluralidade, assim como o termo vasto e polissémico de “coração”, desde a sua encenação e iconografia da paixão, e do amor, à sua função vital – de motor do corpo. Até ao momento, realizaram-se três versões em 2008 (Peça do Coração: Attempts 1, 2, 3) e uma em 2012 (Peça do Coração: for him). Em 2020 Mariana reivindica a ideia de olhar mágico sobre o mundo, que tem como foco desconstruir a alienação dos seres humanos em relação à Natureza. Excalibur, a famosa espada associada à lenda arturiana, símbolo de coragem, do impossível, do improvável, vem à tona, entregue por figura mística, no coração enquanto lugar espiritual, centro da alma, da comoção que nos lembra o dever humano da luta pela justiça e em defesa da VIDA!

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.