ZDB

Música
Concertos

Pedro Melo Alves + Rafael Toral

— Ciclo 'Conundrum'

Sex04.03.2222:00
Galeria Zé dos Bois


© Nuno Martins
© Vera Marmelo

Informamos que, desde 10 de Janeiro de 2022, o acesso aos concertos e terraço da ZDB depende da apresentação de certificado digital de vacinação, sendo obrigatório também teste negativo para quem não tenha dose de reforço de vacinação. Aceitam-se testes PCR (72h) e antigénios realizados em farmácia ou laboratório (48h), ou, em último caso, presencialmente.

Nome que temos vindo a encontrar cada vez mais vezes no fluxo das movimentações que mais interessam nos interstícios do jazz, da improvisação, da composição, do rock mais folgado e das propostas inauditas, Pedro Melo Alves junta-se à ZDB para dar novo fôlego ao seu ciclo Conundrum começado em 2018, continuado em 2019 e desde então em hiato. Nestes dois anos, e em contracorrente com a dormência e tensão especulativa da pandemia, Melo Alves arrepiou caminho e tem idealizado novas formas e linguagens que tiveram um momento particularmente marcante com a actuação do seu magnânimo Omniae Large Ensemble. Avançado ao longo de 2022, Melo Alves regressa a este mistério pessoal que é o Conundrum, proposta brava que põe o baterista em duo com alguém que admira e com quem nunca tenha actuado antes, num total de seis encontros. O primeiro encontro aconteceu em Janeiro com João Barradas, seguindo-se Rafael Toral em Março e Carlos Barretto em Maio.
Sem qualquer plano prévio ou estratégia, quebra-se assim o silêncio com uma música nascida de forma orgânica e aberta a inúmeras possibilidades, a vislumbrar um infinito.

Nesta segunda sessão, Melo Alves converge com Rafael Toral. Nome inescapável de vários avanços musicais perpetrados ao longo das últimas três décadas – dos Pop Dell’Arte a Sei Miguel, de colaborações com Sonic Youth ao clássico ‘Wave Field’, mais ainda – que tem desenvolvido, em particular desde ‘Space’ de 2006, um fraseado jazz para instrumentação electrónica com a cavalagem e transparência da história mas a inventar novas formas de abordagem e lirismo. O trabalho do seu Space Quartet assim o tem materializado de forma mais ou menos regular. Ou seja, tudo a bater certo para este encontro. BS

Pedro Melo Alves

Pedro Melo Alves, 1991, nascido no Porto, Portugal. Estudou Bateria Jazz e Composição Musical. É um dos bateristas e compositores em maior destaque na cena musical vanguardista dos últimos anos em Portugal. Explorador das possibilidades expandidas da percussão, improvisador e compositor ambicioso para pequenas e grandes formações, tem sido distinguido a nível nacional (Prémio de Composição Bernardo Sassetti 2016, músico do ano jazz.pt 2017) e internacional (Premio Internazionale Giorgio Gaslini 2019). Em grande rotação a solo, como líder e como sideman, Pedro tem estado progressivamente mais envolvido no roteiro musical internacional, recebendo encomendas de instituições como o Guimarães Jazz, a Culturgest, o Gnration ou a Fundação Serralves e apresentado os seus projectos em eventos como o 12 Points Festival (Irlanda, 2018), European Jazz Conference (Lisboa, 2018), Jazzahead (Alemanha, 2019), Suoni Per Il Popolo (Canadá, 2019) ou Südtirol Jazz Festival (Itália, 2019).

Rafael Toral

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.