ZDB

Transdisciplinar
segundas na z

Primeiro Nada, Depois Nada ou Zzz ~ segundas na z

seg29.01.2422:00
Galeria Zé dos Bois


Primeiro Nada, Depois Nada ou Zzz ©Guilherme Gouveia

~ segundas na z ~ Encontros e experimentação, todas as segundas-feiras, no terraço, às 22h. Iniciadas por Claudia Lancaster, continuam com Laura Gama Martins.

É a abertura de um lugar imersivo que convida o corpo a entrar em verbos como repousar, reparar, desacelerar, estar-com e re-imaginar-se com o outro, com o mundo.

Presos num princípio totalizador de produção que só atribui valor ao que é útil, consumível ou lucrativo, vivemos cada vez mais uma vida de aceleração. Como consequência estamos a perder tempo (que se esvazia de vida), lugares (ausentes de sentido e afeto), os outros (humanos e não-humanos cuja alteridade achatamos), nós mesmos e o próprio mundo.

Em Primeiro Nada, Depois Nada ou Zzz, para se abrir um espaço e um tempo que recupere o teatro como possibilidade de viver, estar e encontrar, Daniel Pizamiglio convida USOF (João Rochinha) para criar uma cama sonora sobre a qual serão exploradas partituras de movimento com o performer e flautista Afonso Gaspar e um texto de Miguel Oliva Teles.

Daniel Pizamiglio

Daniel Pizamiglio é performer, coreógrafo e pesquisador brasileiro (radicado em Portugal). De 2008 a 2010 fez o Curso Técnico em Dança de Fortaleza (2008-2010). Durante este período encontrou o coreógrafo João Fiadeiro e a partir deste encontro mudou-se para Lisboa em 2012, onde actualmente vive e trabalha. Desde então investiga e pratica a Composição em Tempo Real nos seus processos de trabalho; participou no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança (2015-2016); tem colaborado como intérprete, co-criador e assistente de direcção com diferentes artistas (João dos Santos Martins, Rita Barbosa, Ana Rita Teodoro, Luis Garay, entre outrxs). No seu trabalho autoral, procura um encontro entre a poesia e o corpo (“Dança Concreta”) e como ativar a corporalidade dos afetos e da relação (“Por favor, olhar como se fosse a primeira e última vez”). Em 2021, foi convidado por João Fiadeiro para fazer a assistência de curadoria e acompanhamento pedagógico-artístico do PACAP5 (Forum Dança) junto com Carolina Campos e Márcia Lança. Em Janeiro de 2023, estreou na Rua das Gaivotas o seu projeto “M”, uma performance-mourning que faz de um processo de luto um acontecimento coletivo e político.

Usof

Usof é o projeto a solo de João Rochinha, natural do Seixal. Um dos co-fundadores das editoras Rotten \ Fresh e surf onde lançou a série “Selections 0, 1 e 2” e o EP “refresh”. Integra também o coletivo Living Room e apresenta o programa “for O” na rádio Quântica. Uma figura da cena jovem de música experimental contemporânea em Lisboa e Portugal, lançando vários mixtapes e remixes para artistas internacionais.

Afonso Gaspar

Afonso Gaspar é músico e performer. Dedica-se à exploração de uma simbiose entre a música e a performance, quebrando desta forma barreiras tradicionais na música clássica. Nesse sentido procura formar inspirar e criar uma linguagem entre estas expressões artísticas. Acredita que a performance é uma forte ferramenta dinâmica de ensino, cultivando assim uma profunda e melhor apreciação pela música.

Miguel Oliva Teles

Miguel Oliva Teles (Porto, 1989) Formou-se como médico na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Em 2015 muda-se para Lisboa, onde exerce Medicina Interna e Cuidados Paliativos. Escreve poesia (”Errando”, Urutau – 2021) e reflexões no seio das artes performativas (jornal Coreia # 3, 4 e 6). Vem colaborando como pensador e dramaturgo com Daniel Pizamiglio (”Primeira e Última Vez”, “Dispositivo B – Madrugada” e “M”) e outres artistas.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.