Depois de ter apresentado, em 2006, a exposição individual “Nada de Novo / Swim Again”, na Galeria Zé dos Bois, o artista madeirense, Rigo 23 retorna à ZDB com “Programa Espacial Autónomo InterGalactico”.
Iniciado pelo artista Rigo 23, este projecto é uma colaboração interdisciplinar com tecelões, costureiras, pintores, carpinteiros e activistas culturais em Chiapas, México. Assumindo a forma de um ambiente escultural em larga escala, o projecto de Rigo 23 concebido inicialmente para Galeria da REDCAT é fruto do contacto directo e da negociação do artista com a Junta del Buen Gobierno de Morelia, Chiapas, parte de um órgão que representa os interesses comunidades autónomas e cooperativas de artesãos de toda a região. O “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” é organizado em torno do tema “Outro Mundo, Outro Caminho”, articulado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) no Primer Festival Mundial de la Digna Rabia em 2009, que marcou o décimo quinto aniversário do grupo e sublinhou o seu compromisso com as concepções Maias do cosmos.
Com base na iconografia e imagem do EZLN, o “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” tenta perceber as possibilidades de diálogo intercomunitário e intergaláctico por meio de esculturas, tapeçarias e murais que dão forma e voz à luta da comunidade zapatista por autonomia diante da globalização.
REDCAT
O “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” foi apresentado em:
– EDELO (En Donde Era La ONU), San Cristobal de Las Casas, Chiapas, México – no final da residência artística na qual a peça foi produzida (2012).
– REDCAT, CalArts’ downtown center for contemporary arts, Los Angeles, EUA – exposição individual com curadoria de Clara Kim (2012).
– Times Museum, Guangzhou, China – incluída na exposição colectiva “Autonomous Zones” com curadoria de Hou Hanru (2013).
– Anglim Gilbert Gallery, São Francisco, Califórnia – exposição individual com curadoria de Ed Gilbert (2017).
– Sweeney Gallery, Arts Block, University of California Riverside, EUA – incluída na exposição colectiva “Mundos Alternos: Art and Science Fiction In The Americas” com de Tylor Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernandez (2018).
– Queens Museum, Nova York, EUA – incluída na exposição colectiva “Mundos Alternos: Art and Science Fiction In The Americas”com curadoria de Hitomi Iwasaki em colaboração com Tylor Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernandez (2019).