ZDB

Artes Visuais
Exposições

Programa Espacial Autónomo InterGalactico [Cancelado]

— Rigo 23

Sex01.05.20
Galeria Zé dos Bois
Cortesia do artista e da Anglim Gilbert Gallery

Depois de ter apresentado, em 2006, a exposição individual “Nada de Novo / Swim Again”, na Galeria Zé dos Bois, o artista madeirense, Rigo 23 retorna à ZDB com “Programa Espacial Autónomo InterGalactico”.

Iniciado pelo artista Rigo 23, este projecto é uma colaboração interdisciplinar com tecelões, costureiras, pintores, carpinteiros e activistas culturais em Chiapas, México. Assumindo a forma de um ambiente escultural em larga escala, o projecto de Rigo 23 concebido inicialmente para Galeria da REDCAT é fruto do contacto directo e da negociação do artista com a Junta del Buen Gobierno de Morelia, Chiapas, parte de um órgão que representa os interesses comunidades autónomas e cooperativas de artesãos de toda a região. O  “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” é organizado em torno do tema “Outro Mundo, Outro Caminho”, articulado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) no Primer Festival Mundial de la Digna Rabia em 2009, que marcou o décimo quinto aniversário do grupo e sublinhou o seu compromisso com as concepções Maias do cosmos.

Com base na iconografia e imagem do EZLN, o  “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” tenta perceber as possibilidades de diálogo intercomunitário e intergaláctico por meio de esculturas, tapeçarias e murais que dão forma e voz à luta da comunidade zapatista por autonomia diante da globalização.

REDCAT

 

O “Programa Espacial Autónomo InterGalactico” foi apresentado em:

– EDELO (En Donde Era La ONU), San Cristobal de Las Casas, Chiapas, México – no final da residência artística na qual a peça foi produzida (2012).

– REDCAT, CalArts’ downtown center for contemporary arts, Los Angeles, EUA – exposição individual com curadoria de Clara Kim (2012).

– Times Museum, Guangzhou, China – incluída na exposição colectiva “Autonomous Zones” com curadoria de Hou Hanru (2013).

– Anglim Gilbert Gallery, São Francisco, Califórnia – exposição individual com curadoria de Ed Gilbert (2017).

– Sweeney Gallery, Arts Block, University of California Riverside, EUA – incluída na exposição colectiva “Mundos Alternos: Art and Science Fiction In The Americas” com de Tylor Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernandez (2018).

– Queens Museum, Nova York, EUA – incluída na exposição colectiva “Mundos Alternos: Art and Science Fiction In The Americas”com curadoria de Hitomi Iwasaki em colaboração com Tylor Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernandez (2019).

 

 

Rigo 23

Rigo 23 (n. 1966, Funchal, Portugal) exibe nacional e internacionalmente desde meados dos anos 80. Com ênfase nas formas de prática comunitária, os murais, pinturas, esculturas e intervenções públicas de Rigo 23 foram exibidos no Museu de Serralves, Porto, Portugal (2011); o New Museum, Nova York (2009); Museu de Arte Contemporânea, Niterói, Brasil (2007); o Museu de Arte Contemporânea, Santiago, Chile (2000); e Universidade da Califórnia, Museu de Arte de Berkeley (1999). Rigo 23 também foi incluído em bienais e exposições internacionais como a Bienal de Urbanismo/Arquitetura de Biocidades de Shenzhen e Hong Kong 2009; a Bienal de Lyon 2009 em Lyon, França; a 4ª Bienal de Liverpool em 2006; e a Bienal da Califórnia em 2004 no Museu de Arte de Orange County.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.