ZDB

Música
Concertos

RAMA EM FLOR c/ Karim & Karam + The Knife ⟡ Deena Abdelwahed ⟡ Diana Combo & Tiago Silva ⟡ Plasma (Jejuno & Raw Forest) ⟡ Jackie ⟡ Chima Hiro ⟡ Taxila

sex16.09.1622:00
Galeria Zé dos Bois


Karim & Karam + The Knife
Deena Abdelwahed
Taxila b2b Chima Hiro b2b Jackie
Diana Combo & Tiago Silva
Plasma (Jejuno & Raw Forest)

Noite programada por Syma Tariq (Waterfalls) em colaboração com a ZDB

Programa

22.30 – Aquário PLASMA (JEJUNO & RAW FOREST)
23.15 – 49ZDB CHIMA HIRO
23.45 – Aquário DIANA COMBO + TIAGO SILVA
00.15 – Aquário DEENA ABDELWAHED
00.45 – 49ZDB JACKIE
01.00 – Aquário KARIM & KARAM + THE KNIFE
01.45 – 49ZDB TAXILA b2b CHIMA HIRO b2b JACKIE

Karim & Karam + The Knife

Será o expoente da noite para os feministas e queers que, durante todos estes anos, ouviram em loop, nos seus quartos de adolescente, Heartbearts. O Rama em Flor está ao rubro com a participação do icónico duo electro-pop The Knife, reconhecido globalmente por Deep Cuts (2004) e Shaking the Habitual (2013), para um Dj set exclusivo na ZDB. Uma rara oportunidade de experienciar a selecção diversificada de Olof Dreijer (aka Oni Ayhun/Dj Coolof), que actua somente em programas com representação feminina igualitária, e da sua irmã Karin Dreijer, cujo projecto a solo Fever Ray ganhou reconhecimento mundial em 2009. Os irmãos suecos, mestres da mistura, sons sintetizados, estranhas letras e teoria de género, trazem também o projecto paralelo de Karin com Maryam Nikandish – Karim/Karam – nos decks . Espera-se uma brigada jocosa, tocando música de festa global para os politicamente engajados.

Deena Abdelwahed

Deena Abdelwahed é um dos nomes mais refrescantes da música de dança electrónica de influência árabe, tendo criado eco pela Europa e Médio Oriente com as suas produções rítmicas e atmosféricas. O seu som único captou a atenção do festival CTM de Berlim em 2016, encontrando-se de momento a preparar um novo álbum – irá certamente apresentar temas deste novo trabalho, em primeira mão, nesta sua estreia na ZDB.

De origem Tunisina, Abdelwahed iniciou o seu percurso enquanto cantora jazz e funk, e desde 2011 tem sido um membro activo do colectivo Arabstazy, um grupo criado como antídoto ao gotejar de sons orientais que se tem vindo a imiscuir na cena musical mainstream. O seu trabalho revela uma forte propensão para o experimentalismo, e a sua tendência para misturas melancólicas e impenetráveis de temas de astros Iemenitas como A-WA ou da cantora Libanesa Bachar Kalifé demonstram o seu poder para conduzir a música árabe pelos caminhos mais arrojados do clubbing.

Taxila b2b Chima Hiro b2b Jackie

Três amigas, que individualmente já abanaram as pistas de dança de Portugal, juntam forças na cave do 49 para esta noite especial. Chima Hiro é o novo projecto de Chen Zen, que faz sets schizo af, onde os sons selvagens do Chicago ghetto house se encontram com as linguagens bangers mais urbanas, com house e disco à mistura. Jackie é uma das mais interessantes selectoras do Porto, responsável pelas loucas noites Thug Unicorn e figura essencial nas festas Grrrl Riot no Plano B. Tem deixado um rasto memorável nos seus sets com as suas texturas inesperadas que nos compelem, inspiradas nos sons insólitos do acid house de Detroit e outras raridades. Inspirada por uma profusão de culturas club e histórias de diáspora, Taxila, com base em Londres, tem como única intenção levar as pessoas à loucura através da mistura insana de batidas e baixos em que pululam sons de grime, hip-hop, zouk, dancehall, entre-cruzados com vozes femininas poderosas e toques do Sudoeste Asiático.

Diana Combo & Tiago Silva

Diana Combo e Tiago Silva juntam-se pela primeira vez numa colaboração que se quer construída sobre um princípio criativo em que ambos agem e escolhem de maneira partilhada, com o mesmo peso e a mesma medida. Sem se conhecerem, sem poderem prever as tendências e estratégias um do outro, esta é uma oportunidade experimental para provar, ou não, a possibilidade de algo que há muito se quer nas relações a dois. Sabe-se apenas que as armas que vão usar neste desafio são a bateria e a guitarra.
Ele é co-fundador dos Brainwashed by Amalia e tem tocado principalmente a solo nos últimos anos. Desde 2014 que faz parte de The Orm, duo de guitarras com Filipe Felizardo. Ela tem actuado como EOSIN, um projecto de recomposição sonora a partir de discos de vinil. No ano passado, voltou ao lugar de aprendiz de bateria e aceitou a proposta de integrar o David Maranha Ensemble, um trio que conta também com Filipe Felizardo e cujo disco de estreia chegará em breve.

Plasma (Jejuno & Raw Forest)

Embora nenhuma das duas admita, Raw Forest e Jejuno são dois dos nomes mais singulares da cena musical Lisboeta. Com as suas performances ambientais desenham nos cerebelos dos que anseiam por escapar. Raw Forest (Margarida Magalhães) é artista e compositora, viajando através das paisagens da internet e vivendo entre palmeiras png. e aquários cibernéticos numa demanda nostálgica por soluções psico-tropicais que respondam às maleitas contemporâneas. Jejuno (Sara Rafael) tem feito bedroom electronica com teclados e pedais de delay desde 2009, criando sub-realidades ambientais que partilha com uma crescente audiência. As suas composições psíquicas agregam ansiedade urbana com espaços abertos; noites loucas com a sua busca pelo cósmico sublime. Esta é a primeira colaboração de sempre destas duas almas gémeas, comissariada com carta branca e grandes expectativas.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.