Illegal Planet é o título do quarto álbum da cantora e multi-instrumentista Rita Braga, com o carimbo Comets Coming e lançamento a 8 de Setembro de 2023.
Em Illegal Planet, Rita cruza a pop sci-fi com a folk sintetizada e onírica, num registo de sabor futurista — como se estivéssemos numa viagem ao espaço mas de caravana. Incursões pelo fantástico que por vezes intersetam com aspetos mundanos ou distópicos da vida moderna, tais como a mobília branca do Ikea e o aquecimento global (em Ikea Snow), as aplicações para smartphone (Rádio Pardal) ou a desvalorização do consumo de música nas plataformas digitais (Unclassified). Estes contos modernos de transcendência e desgraça são filtrados através de uma névoa kosmische de sintetizadores, caixas de ritmos dos anos 60/70 e instrumentos de diversas partes do mundo. O timbre vocal da Rita é inspirado na sua paixão pelo início do jazz e cinema clássico, trazendo um tom nostálgico a estas mini-narrativas: pop-noir para o final dos tempos.
Co-produzido por Rita Braga e Rodrigo Cardoso nos estúdios da Sonoscopia, o disco conta com um leque de convidados de CVs invejáveis tais como Nik Phelps (Tom Waits/Frank Zappa), Phil MFU (Vanishing Twin) além fronteiras e algumas das figuras de proa da experimentação sonora da Invicta (Gustavo Costa, Luís Bittencourt, O Gringo Sou Eu). A masterização ficou a cargo de Tó Pinheiro da Silva.
Com uma discografia eclética e centenas de atuações pela Europa, EUA, Brasil, Japão e Austrália ao longo dos últimos 15 anos, Rita Braga é um exemplo raro de reinvenção musical ao longo do seu percurso. Entre outros projetos recentes destacam-se uma colaboração em 2022 com Ana da Silva (do grupo pós-punk The Raincoats); Planet Sardiniax (colaboração com o compositor e produtor alemão Felix Kubin apresentada na noite de São João no Porto em 2023, no festival Cultura em Expansão); e uma residência em Bruxelas em Julho deste ano, que findou com uma primeira expo de desenho e concerto acústico.
As apresentações ao vivo de Illegal Planet contam para já com concertos em Portugal, República Checa, Sérvia, Bulgária, Itália e Reino Unido.