ZDB

Artes Visuais
Música
Concertos

Sei Miguel: Quarteto Swing Ratio ⟡ AnaMary Bilbao

dom08.11.2018:00


© AnaMary Bilbao
© Nuno Martins

O concerto e a projecção terão lugar no NOVO NEGÓCIO.
Localização: Rua do Açúcar nº 52, Armazém 3
A lotação é limitada e uso de máscara obrigatório.

Em 2005, identificando um défice de espaços destinados à criação na cidade de Lisboa, a ZDB implementou o projecto NEGÓCIO vocacionado para a criação e experimentação em residência acompanhada no âmbito das artes performativas. Até 2018, o NEGÓCIO acolheu 126 residências de criação e apresentou 180 peças de teatro e dança (97 das quais estreias decorrentes de residência de criação). Depois de treze anos de intensa actividade a sala NEGÓCIO viu-se obrigada a procurar um outro local, naquele que é um efeito directo da recente pressão imobiliária que se abateu sobre Lisboa. Após um penoso interregno de dois anos, a ZDB volta a abrir o NEGÓCIO num novo espaço: o armazém 3 do número 52 da Rua do Acúcar. O NEGÓCIO continua.

Sei Miguel: Quarteto Swing Ratio

Toda possibilidade métrica pode ser encarada com “swing”. E o “swing” não se relaciona unicamente com ritmos, mas também com a natureza de cada som. Creio ser o “swing”, na sua essência, melódico; as seis fases da composição Swing Ratio, aqui para quarteto, procuram evidenciar os quatro estados fundamentais do assunto em uma espécie de narrativa.
Cada vez mais em música interessa-me relacionar, unificar, e – porque não? – simplificar na medida do meu possível…

SM: trompete Fala Mariam: trombone Bruno Silva: guitarra Luís Desirat: bateria

AnaMary Bilbao

Almost Blue (2020)
Vídeo HD, cor, som, loop

Em Almost blue (2020) há apenas um momento em que tudo, por segundos, fica quase azul e é nesse momento em que se ouve Chet Baker a entoar “almost blue”. Aqui, o lugar não é um lugar de chegada, é o espaço intersticial do quase onde se dá a revelação da condição humana no caminho da descrença absoluta face à possibilidade de um encontro com o que se deseja – porque o que se deseja é o lamento do que não existe mais.

Bio
AnaMary Bilbao (Lisboa, 1986) estudou Pintura e Cinema / Imagem em Movimento no Ar.Co e é doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (FCSH – Universidade Nova de Lisboa e Birkbeck – University of London | FCT).
Em 2019 foi nomeada para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP (13ª Ed.). Em 2014 foi distinguida como Jovem Artista – Artes visuais pelo CPAI – Clube Português de Artes e Ideias.
Exposições individuais: Lighted by a Searing Light, Travessa da Ermida (Lisboa, 2019); O último brilho da estrela que morre, Galeria UMA LULIK__ (Lisboa, 2018); Fallacious Memory, Caroline Pagès Gallery (Lisboa, 2014); Presente passado, Galeria Boavista (Lisboa, 2013).

O seu trabalho encontra-se representado nas coleções públicas Coleção António Cachola, Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro, Fundação Leal Rios, Fundação PLMJ e C.M.S. – Câmara Municipal de Sintra e em coleções privadas (PT, ES, FR, GB, DE, RU, BR, CAN).

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.