Em 2005, identificando um défice de espaços destinados à criação na cidade de Lisboa, a ZDB implementou o projecto NEGÓCIO vocacionado para a criação e experimentação em residência acompanhada no âmbito das artes performativas. Até 2018, o NEGÓCIO acolheu 126 residências de criação e apresentou 180 peças de teatro e dança (97 das quais estreias decorrentes de residência de criação). Depois de treze anos de intensa actividade a sala NEGÓCIO viu-se obrigada a procurar um outro local, naquele que é um efeito directo da recente pressão imobiliária que se abateu sobre Lisboa. Após um penoso interregno de dois anos, a ZDB volta a abrir o NEGÓCIO num novo espaço: o armazém 3 do número 52 da Rua do Acúcar. O NEGÓCIO continua.
Sei Miguel: Quarteto Swing Ratio ⟡ AnaMary Bilbao
O concerto e a projecção terão lugar no NOVO NEGÓCIO.
Localização: Rua do Açúcar nº 52, Armazém 3
A lotação é limitada e uso de máscara obrigatório.
Sei Miguel: Quarteto Swing Ratio
Toda possibilidade métrica pode ser encarada com “swing”. E o “swing” não se relaciona unicamente com ritmos, mas também com a natureza de cada som. Creio ser o “swing”, na sua essência, melódico; as seis fases da composição Swing Ratio, aqui para quarteto, procuram evidenciar os quatro estados fundamentais do assunto em uma espécie de narrativa.
Cada vez mais em música interessa-me relacionar, unificar, e – porque não? – simplificar na medida do meu possível…
AnaMary Bilbao
Almost Blue (2020)
Vídeo HD, cor, som, loop
Em Almost blue (2020) há apenas um momento em que tudo, por segundos, fica quase azul e é nesse momento em que se ouve Chet Baker a entoar “almost blue”. Aqui, o lugar não é um lugar de chegada, é o espaço intersticial do quase onde se dá a revelação da condição humana no caminho da descrença absoluta face à possibilidade de um encontro com o que se deseja – porque o que se deseja é o lamento do que não existe mais.
Bio
AnaMary Bilbao (Lisboa, 1986) estudou Pintura e Cinema / Imagem em Movimento no Ar.Co e é doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (FCSH – Universidade Nova de Lisboa e Birkbeck – University of London | FCT).
Em 2019 foi nomeada para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP (13ª Ed.). Em 2014 foi distinguida como Jovem Artista – Artes visuais pelo CPAI – Clube Português de Artes e Ideias.
Exposições individuais: Lighted by a Searing Light, Travessa da Ermida (Lisboa, 2019); O último brilho da estrela que morre, Galeria UMA LULIK__ (Lisboa, 2018); Fallacious Memory, Caroline Pagès Gallery (Lisboa, 2014); Presente passado, Galeria Boavista (Lisboa, 2013).
O seu trabalho encontra-se representado nas coleções públicas Coleção António Cachola, Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro, Fundação Leal Rios, Fundação PLMJ e C.M.S. – Câmara Municipal de Sintra e em coleções privadas (PT, ES, FR, GB, DE, RU, BR, CAN).