No decorrer das últimas duas décadas, Tolkachev veio a aglomerar interesse e seguimento em redor de si. Nem Aphex Twin resistiu a inclui-lo nos seus raros sets. Reconhecido pela mestria com que manuseia a linguagem do techno, tem marcado presença em diversos festivais europeus e espaços de renome como o Trésor ou Razzmatazz. Visto como pioneiro de um género na sua Ucrânia natal, mais do que nunca, a premissa de resistência paira por aqui – efectivamente existente ou meramente sugerida à luz dos acontecimentos.
Libertando-se de uma estrutura minimalista, o dj e produtor vislumbra realidades paralelas entre quase-milagrosos momentos de contenção e ascensão. É sabido que o techno aporta luxuosos tecidos texturais, tornando-os guias de indução à hipnose; no caso de Stanislav Tolkachev, essa noção surge mais próxima do espaço sideral do que o ritualismo urbano. Move-se, sem espinhas, por terrenos beatless, mas dominado por um ritmo pulsante de sintetizadores modulares e analógicos; e com semelhante familiaridade partilha generosas doses de dopamina – rumo a esse descolar terrestre. O perfil genuinamente transgressor deste mago, coloca-o na linha da frente dos seus contemporâneos e abre canais possíveis à expressão de um novo psicadelismo.
Em Maio deste ano surgiu o EP How Much Do You Know? com o selo da Mord Records. Como habitual, esta acaba por ser mais uma peça que tanto nos auxilia a entender a sua persona musical, como deixa espaço para que o espírito esfíngico de Tolkachev se mantenha na penumbra. Complexos labirintos rítmicos e pormenores inusitados fazem da audição um constante estímulo sensorial. Urgente no sentimento, este é definitivamente uma viagem sem GPS às franjas do techno – com direito a tudo o que daí pode advir. Dito isto, eis que se torna meio que obrigatório dar as boas-vindas a este patrão. E acreditem que a retribuição irá acontecer. NA