ZDB

Projecto Educativo
Cinema

TERRA FEMME

— de Courtney Stephens

ter07.03.2321:30
Galeria Zé dos Bois


Filme documentário com palestra-performance.

Terra Femme é um filme-ensaio composto por diários de viagens amadores filmados por mulheres, nas décadas de 1920-1950. Com banda sonora de Sarah Davachi, o filme move-se entre o ensaio geográfico, a investigação pessoal e a especulação histórica, examinando estes filmes como documentos privados e etnografias acidentais. Os filmes apresentam um novo tipo de viajante: desaparece o homem à procura de conquistas, pode ser uma mulher divorciada num passeio pelos jardins bíblicos ou uma viúva num cruzeiro ao Pólo Norte. Representando o mundo aos olhos das mulheres, os filmes levantam questões sobre a representação feminina nos arquivos e o papel do cinema amador na compreensão da participação das mulheres nos primeiros filmes de não-ficção. Outra coisa que estes filmes descodificam é uma ausência profunda: a ausência geral da mulher nos arquivos de filmes e a ausência maior de figuras femininas no registo histórico. Também exploram a tentativa de concretizar a própria experiência através do acto de fazer cinema, ao mesmo tempo que reconhecem outras formas de poder que possibilitaram estas mulheres ter acesso às câmaras de filmar.

Um filme sobre saudade de mundos passados ​​através da escavação cinematográfica. Uma força que flui em ambas as direcções: como as mulheres do passado se transportam para o presente através do poder do seu olhar. (Courtney Stephens, EUA, 2021, 62 min.)

O filme será apresentado como uma palestra-performance ao vivo, semelhante à forma como os filmes poderiam ter sido exibidos há quase cem anos, quando foram rodados. Courtney Stephens é escritora/directora de filmes experimentais e de não ficção. The American Sector, o seu documentário (co-dirigido com Pacho Velez) sobre fragmentos do Muro de Berlim transplantados para os EUA, foi eleito um dos melhores filmes de 2021, pela The New Yorker. O filme-ensaio, Terra Femme, composto por imagens de viagens amadoras filmadas por mulheres no início do século 20, estreou no MoMA e está em digressão como uma performance ao vivo. O trabalho de Courtney foi exibido na National Gallery of Art, The Barbican, Walker Art Center, The Royal Geographical Society, BAMPFA e em festivais de cinema, incluindo Berlinale, Viennale, SXSW, IDFA e Hong Kong, Mumbai e New Festivais de Cinema de York. Stephens recebeu uma bolsa Guggenheim, uma bolsa Sloan Research Fellowship e uma bolsa Fulbright para a Índia.

Este evento é organizado pelo grupo de trabalho Thinking Documentary Film com o apoio da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e da ZDB, em colaboração com a ampersand, e enquadra-se no projecto Philosophy and Documentary Film. Mediating the Real, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto EXPL/FER-FIL/0045/2021.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.