ZDB

Artes Visuais
Exposições

Transitioners

— Société Réaliste

22.06 — 22.10.07
Galeria Zé dos Bois


A ZDB apresentou a exposição Transitioners de Société Réaliste, uma cooperativa artística criada em Paris em 2004 por Ferenc Gróf e Jean-Baptiste Naudy. Transitioners é um gabinete de tendências especializado em transições políticas, criado pela Société Réaliste. Transpondo os princípios do design prospectivo, geralmente utilizados pelas agências de pesquisa de tendências, para o campo da política, Société Réaliste questiona o conceito de revolução enquanto categoria central na sociedade ocidental contemporânea. Examina as suas mutações enquanto forma: Como é que pode ser produzida uma “transição democrática”? Qual o papel do design na permanente conversão da política em mitologia? Como é que o efeito de um evento sobre as pessoas pode ser transformado num afecto controlado?
No âmbito desta exposição, a ZDB e a Société Réaliste apresentaram um ciclo de conferências e
debates intitulado Discussões a propósito de política e design com Eric Alliez, Vicken Cheterian, Cosmin Costinas, José Neves, Société Realiste e Olivier Schefer.

Société Réaliste

Coletivo de arte fundado por Ferenc Grof (1972) e Jean-Baptiste Naudy (1982).

O trabalho da Société Réaliste consiste na apropriação e distorção de ferramentas de comunicação das estruturas de poder (mapas, emblemas, signos, arquitetos). A Société Réaliste cria confrontos simbólicos e visuais para examinar criticamente tais estruturas, sem recorrer a denúncias fáceis. Operando em comparações subtis, extrapolações e interpretações estatísticas, lançando luz sobre evoluções e tendências históricas e produzindo ferramentas para ler o mundo contemporâneo.

O trabalho da Société Réaliste foi exposto em várias exposições na França, na Biennale de Lyon em 2009, no Jeu de Paume (sua mostra individual “Empire, State, Building”) em 2011 e na Fondation Kadist, mas também em inúmeras exposições no exterior, no Ludwig Museum de Budapeste em 2012, no Contemporary Art Museum de Bucarest em 2011, no Wroclaw Contemporary Museum em 2012, no Dunaujvaros Institute of Contemporary Art em 2012, no Sheila C. Johnson Desing Center em Nova York em 2012, no Leon MUSAC em 2012, no TOP Contemporary Art Center em Xangai em 2011, no Centro de Arte, Design e Cultura Visual da University of Maryland Baltimore, na Fondazione Pistoletto em Biella em 2010, e outros. Recentemente, várias exposições foram dedicadas ao seu trabalho: Tender Pixels (Londres), P! (Nova York), Salon de Vortex (Atenas) e Tranzit.ro (Cluj). Durante a edição de 2013 da FIAC, juntamente com seu estande solo, eles apresentaram a monumental obra U.N. Camouflage, composta por 193 bandeiras na Passerelle de Solferino, Paris.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.