ZDB

Projecto Educativo
segundas na z

Tweaking your brain with magnets makes you less religious ~ segundas na z

— Beatriz Neves Fernandes + Maria Ventura

seg15.05.2322:00
Galeria Zé dos Bois


source unknown

~ segundas na z ~ Encontros e experimentação, todas as segundas-feiras, no terraço, às 22h. Iniciadas por Claudia Lancaster, continuam com Laura Gama Martins.

Em 1995, nasceram em Lisboa, estudaram na Faculdade de Belas-Artes da UL e moram juntas num rés-do-chão na Graça. Partilham uma vontade em projetar cenários hipotéticos de possibilidades infinitas e arbitrárias com recurso a elementos práticos da realidade.

Em Tweaking your brain with magnets makes you less religious, Maria e Beatriz servem-se das limitações estruturais do mundo material para especular sobre teorias metafísicas da comunicação. Formulam hipóteses desafiadoras da realidade, em que confluem noções físicas, filosóficas, tecnológicas e ambientais.

O título é apropriado, ironicamente, de um artigo sensacionalista referente a um estudo que pretende polarizar os efeitos psicológicos de estimular determinadas áreas do cérebro com ímanes.

Potenciam uma reflexão fantasiosa do cérebro enquanto receptor que assimila a transmissão de ideias pré-existentes no vácuo, propagadas através de ondas magnéticas – com as qualidades de determinada ideia. Se a ideia não for materializada passa para um outro receptor mais próximo, que esteja calibrado com as qualidades desse conceito.

O fluxo magnético surge enquanto representação genérica de todos os fenómenos situados na zona limítrofe entre o espírito e a matéria. A partir daí, as artistas recorrem à pesca magnética como atividade que materializa essa interacção do mundo físico com a curiosidade pelo desconhecido, e que – através da arbitrariedade dos resultados – permite conjecturar narrativas ocultas dos objetos metálicos submersos, fortalecendo tanto a exploração artística e arqueológica de lagos, rios e canais, como a limpeza e desobstrução das linhas de água.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.