UNITEDSTATESOF, projeto do músico João Rochinha (ele que também é parte de duplas como Purga ou ADW), tem conseguido a difícil tarefa de se reinventar a cada novo capítulo. Foi ganhando notoriedade lançando pela editora que também gere – a lisboeta Rotten \ Fresh – no meio de alguns trabalhos self-released como a recente compilação de demos comp (2017-2019). Se pensarmos em UNITEDSTATESOF e no seu percurso podemos facilmente partir para um desenho da agitação eletrónica suburbana de Lisboa, ficamos com a sensação de uma representação aproximada do que se faz no campo da música experimental e exploratória em vários cantos da capital mas também um pouco por Portugal.
Sobre o seu mais recente EP – refresh – escreveu-se “Do amor ao despertar, as quatro faixas deste EP vêm como uma lufada de ar fresco, depois de imergirmos num calabouço subatlântico dentro do eu” (A Cabine). Ou sobre (wing)fFrii, um dos temas do disco, “(wing)fFrii sobressai neste refresh, com texturas sedosas de mãos dadas a samples dissonantes, animalescos ou mais humanos, assim seguindo um raciocínio lógico (embora impreterivelmente onírico, não esquecer) que vem já desde outros trabalhos seus, particularmente Selections 1. ” (Rimas e Batidas).
É nesta complexidade onírica e labiríntica que UNITEDSTATESOF se irá apresentar na Galeria Zé dos Bois, ponto de partida para um ano onde podemos esperar novos trabalhos e parcerias. (DP)