Bárbara Fonte
Fragmentos de um discurso amoroso
performance, 10 minutos
O título da obra escrita de Roland Barthes “Fragments d’un discours amoureux” (1977), deu nome a esta ação. Questionando a relação sujeito/objeto-de-desejo através do discurso do apaixonado, Barthes revela a sinuosa estrutura entre expectativa e desencanto. Bárbara Fonte encontra nessa análise o motivo que une três gestos expostos nesta performance e que descreve como a confirmação do doce ridículo da humanidade, que é tão profundamente triste e tão alegremente tonta na sua amorosa declinação. O arrebatamento, o ritual, a atenção, a fé, o desespero, a inquietação, a ausência, as lágrimas, a morte, possuem uma contínua permutação entre o dramático e o cómico. O instrumento criativo da melancólica propensão pelo excesso (um feito operático), produz um corpo violento e meigo que se insinua como um estandarte de intenções inflamadas. O corpo da artista surge como uma metáfora do afeto feminino, definido no contexto doméstico e distinto pela crónica da vida portuguesa.