Galeria Zé dos Bois e Cinema IDEAL
apresentam
POLITICAL ADVERTISEMENT 1952-2024
de Antoni Muntadas e Marshall Reese
Os artistas Antoni Muntadas e Marshall Reese vão estrear a 11ª edição da sua colaboração de quatro décadas, Political Advertisement 1952-2024, no Cinema IDEAL. O início da sessão contará com a presença dos realizadores e, no final da sessão, haverá uma conversa com Nuno Ramos de Almeida, jornalista e coordenador do Vida Justa.
Durante 40 anos, Muntadas e Reese compilaram uma história em vídeo de anúncios publicitários de campanhas presidenciais que acompanha a evolução da publicidade política transmitida desde o seu início, em 1952, até ao presente. Quando os artistas iniciaram este projecto, em 1984, encontrar anúncios políticos difundidos exigia uma pesquisa exaustiva em arquivos e muitas vezes envolvia contacto pessoal com as campanhas dos candidatos.
A longa-metragem é uma visão pessoal de como a política e os políticos são moldados e apresentados através da imagem em movimento. Esta crítica envolvente, sem comentários em voz off, destaca como os anúncios de campanha manipulam a percepção do público e afectam o comportamento dos eleitores. A experiência é um fluxo histórico de consciência que mostra as histórias políticas e tecnológicas dos candidatos presidenciais e a imagem em movimento transmitida.
O vídeo ilustra como as estratégias publicitárias mudaram desde os primórdios da televisão para campanhas mediáticas baseadas em medo, preconceito e gatilhos emocionais. Political Advertisement destaca-se como um trabalho importante no campo da arte dos media, fundindo a crítica cultural com a documentação histórica que leva os espectadores a considerar o papel dos media na política e os seus efeitos na democracia.
⟡ Apresentação em colaboração com o Instituto Moreira Salles. ⟡