ZDB

Cinema

POLITICAL ADVERTISEMENT 1952-2024

— de Antoni Muntadas e Marshal Reese

seg04.11.2421:15
Cinema Ideal — Rua do Loreto 15, Lisboa


"Peace Little Girl (Daisy)," Democratic National Committee, 1964
Still from television spot for 1952 Democratic Presidential Candidate Adlai Stevenson II.
"Never Had It So Good," Citizens for Eisenhower, 1952
"The First Civil Right," Nixon-Agnew Victory Committee, 1968

Galeria Zé dos bois e CINEMA IDEAL
apresentam

POLITICAL ADVERTISEMENT 1952-2024
de Antoni Muntadas e Marshal Reese

Os artistas Muntadas e Reese vão estrear a 11ª edição da sua colaboração de quatro décadas, Political Advertisement 1952-2024, seguido de uma conversa com um comentarista político e dos media a anunciar.

Durante 40 anos, Antoni Muntadas e Marshall Reese compilaram uma história em vídeo de anúncios publicitários de campanha presidencial que acompanha a evolução da publicidade política transmitida desde o seu início em 1952 até ao presente. Quando os artistas iniciaram este projecto em 1984, encontrar anúncios políticos difundidos exigia uma pesquisa exaustiva em arquivos e muitas vezes envolvia contacto pessoal com as campanhas dos candidatos, um pouco mais complicado do que hoje em dia clicar e descarregar na Internet.

A longa-metragem é uma visão pessoal de como a política e os políticos são moldados e apresentados através da imagem em movimento. Esta crítica envolvente, sem comentários em voz off, destaca como os anúncios de campanha manipulam a perceção do público e afetam o comportamento dos eleitores. A experiência é um fluxo histórico de consciência que mostra as histórias políticas e tecnológicas dos candidatos presidenciais e a imagem em movimento transmitida.

O vídeo ilustra como as estratégias publicitárias mudaram desde os primórdios da televisão para sofisticadas campanhas mediáticas baseadas no medo, no preconceito e nos gatilhos emocionais. Political Advertisement destaca-se como um trabalho importante no campo da arte dos media, fundindo a crítica cultural com a documentação histórica que leva os espectadores a considerar o papel dos media na política e os seus efeitos na democracia.

Antoni Muntadas

O trabalho de Antoni Muntadas aborda questões sociais, políticas e de comunicação, a relação entre o espaço público e o espaço privado no âmbito das estruturas sociais, bem como os canais de informação e as formas como podem ser utilizados para censurar informações centrais ou promover ideias. Trabalha em projectos em diferentes meios, como fotografia, vídeo, publicações, Internet e instalações multimédia. Desde 1995, Muntadas tem vindo a agrupar um conjunto de trabalhos e projectos intitulados On Translation, que enfatizam questões de interpretação, transcrição e tradução cultural. Os seus conteúdos, dimensões e materiais são variáveis e centram-se na experiência pessoal e na atividade artística do autor em numerosos países ao longo de quarenta anos. O seu projeto mais recente, Asian Protocols, explora as semelhanças, diferenças e conflitos entre a Coreia, o Japão e a China.

Marshall Reese

Marshall Reese é um artista sediado em Brooklyn que trabalha em vários meios, incluindo vídeo, redes de informação, hardware e software personalizados, edições e eventos temporários de arte pública. Desde meados dos anos oitenta, tem colaborado com Nora Ligorano enquanto LigoranoReese. O seu trabalho investiga o impacto da tecnologia na sociedade e a retórica da política e da cultura visual nos meios de comunicação social. Artigos sobre o seu trabalho foram publicados no New York Times, Art Forum, entre outros. Receberam prémios e subsídios, incluindo três bolsas da NYFA, bem como uma bolsa da NEA, duas bolsas da Fundação Jerome, uma bolsa Puffin e várias residências artísticas. São representados pela Catharine Clark Gallery e expõem trabalhos de edição com Jim Kempner Fine Art.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.