ZDB

Música
Concertos

Asuna Arashi: 100 Keyboards

— ZDB 8 Marvila

sáb06.12.2519:00
ZDB 8 Marvila


100 keyboards © Julieta Cervantes
Asuna Arashi © Charlotte Simon

Uma apresentação musical ao vivo com mais de 100 teclados de brinquedo.
Cada teclado toca uma nota sustentada de um determinado tom e, à medida que o número de teclas aumenta, cria-se um estranho efeito moiré sonoro. Como a maioria dos teclados tocados são produtos baratos ou feitos como brinquedos, o tom/afinação de cada tecla pode estar ligeiramente desajustado e flutuar um pouco quando tocados por muito tempo e alimentados por bateria. O ligeiro desalinhamento cria uma ressonância complexa.
Esta apresentação concentra-se no fenómeno do «som de interferência», que é uma distribuição complexa da pressão sonora e outros parâmetros quando ondas sonoras da mesma frequência, mas com diferentes direções de propagação, se sobrepõem, e no fenómeno em que os sons parecem um padrão «moiré» devido à ressonância gerada pelas diferenças subtis no tom.
Ao mudar a direção dos ouvidos e ao mover-se ao redor dos teclados, os sons complexos de interferência e ressonâncias no espaço produzirão diferentes zumbidos, loops e batidas em cada local específico. É uma experiência auditiva como tecer um “padrão têxtil”, o significado original de “moiré”, com cada ouvido.

Asuna Arashi

ASUNA é um artista musical japonês que tem sido reavaliado nos últimos anos no cenário da música e arte experimental. Desde a adolescência, no final dos anos 90, que tem vindo a produzir no cenário musical experimental e improvisado de Tóquio. O seu trabalho é simultaneamente uma perspetiva interdisciplinar na arte e uma orientação musical hardcore/punk e doce, que parece ser o seu oposto. O seu trabalho mais emblemático foi «Each Organ» (2002), uma instalação sonora que reinterpretou o conceito das coisas a partir da etimologia. Depois, lançou também um álbum de drones de órgão de palhetas e eletrónica idílica, «Organ Leaf» (2003), pela Lucky Kitchen, em Espanha, e, desde então, tem lançado trabalhos por editoras de todo o mundo, como Meeuw Muzak, Senufo Editions, Faitiche, 12k, etc. Asuna também costumava fazer turnês com a performance avant-garde “100 Toys”, que apresentava um grande número de brinquedos. O seu trabalho recente, “100 Keyboards” já foi apresentado em muitos festivais de arte internacionais e teatros, como o BAM, em Nova Iorque.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.