ZDB

Música
Concertos

Black Country, New Road

Dom21.11.2122:00
Galeria Zé dos Bois


Em tempos de imprevisibilidade nos mais diversos sectores, de rotinas despedaçadas, de futuro incerto e normalidade alterada, torna-se relativamente urgente dar palco à música desconcertante, desafiante e livre de rótulos. Black Country, New Road é um caso sério de rock descomprometido, da liberdade de estúdio à electrizante actuação em palco, da ferocidade punk à imposição jazz, mas não só, tornando o septeto londrino numa das revelações mais inesperadas de 2020.

Não se trata apenas de sete jovens (quatro rapazes e três raparigas) a elevar instrumentos a níveis decibélicos estridentes, trata-se também de uma demonstração de que as guitarras e a reinvenção do rock não caiu em desuso na Geração Z. Se em 2019, fomos testemunhas da epilepsia frenética dos Black Midi, agora podemos estar perante novo fenómeno de energia jovial rockeira sem limites, mas com muitas fronteiras por explorar. Os mesmos Black Midi que em Dezembro subiram a um palco londrino ao lado dos Black Country, New Road para uma actuação inédita onde os dois grupos apresentaram uma série de versões dos Wham! e Mariah Carey.

“Sunglasses” editada no ano passado, é uma canção reveladora da habilidade dos sete músicos, envolvendo o caos de diversos extremos urbanos, em que o violino embarca por doces melodias clássicas, marcadas por um saxofone boémio e feedbacks marginais. Este ano, com a edição de “For The First Time”, os Black Country New Road encontram o seu espaço nas principais fileiras do rock da sua geração. O primeiro álbum do grupo integra seis longas canções onde o caos organizado do rock se renova por entre camadas folk e jazz. “Track X”, single que deu a conhecer “For The First Time”, traça esse caminho de forma súbtil e aponta para harmonias distantes da distorção rock. A banda encontra-se perante um contexto diverso de composição que imerge nas influências de sete mentes distintas, porém realça-se na robusta spoken-word britânica de múltiplas referências contemporâneas, num espaço onde a banda procura esculpir e confrontar o tempo. Black Country, New Road figura entre as mais promissoras bandas da música britânica dos próximos tempos e uma inquestionável justificação para uma noite imperdível no Aquário da ZDB. JH

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.