Na próxima quinta-feira, dia 20 de Maio, às 18h, a pintora Fala Mariam e o curador Natxo Checa, encontram-se para uma visita à exposição Pintura-pintura de Fala Mariam de Lisboa. O público é assim convidado a viajar por entre as pinturas desenvolvidas entre finais da década de oitenta e a actualidade, redescobrindo o percurso de Fala Mariam e as diferentes camadas de significação que coloca em tela.
Conversa na exposição Pintura-pintura de Fala Mariam de Lisboa
— com Fala Mariam e Natxo Checa
A lotação do evento será limitada cumprindo as regras de distanciamento social previstas pela DGS. O uso de máscara é obrigatório. Reservas através do e-mail artesvisuais@zedosbois.org.
Fala Mariam
Fala Mariam é uma artista natural de Lisboa (1962). Pintora, tem vindo a expor regularmente, individual e colectivamente desde 1986, ano em que foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Destacam-se as exposições individuais Friso das Consequências da Noite (2015) e O Abismo e Outras Imagens (2010), na Galeria São Mamede, Pintura 1983-2003 / Obras Escolhidas, Fundação Mário Soares, Lisboa (2004), assim como a exposição individual na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian em 1992.
Participou em diversas exposições colectivas, entre as quais, O Novo Ofício, Museu Colecção Berardo, Lisboa (2012) e Cristo, Palavra e Imagem (2005), na S.N.B.A., Rui Mário Gonçalves, homenagem, Salão da S.N.B.A, Lisboa (2015), destacando-se também a sua colaboração com o artista Alexandre Estrela, através da sua participação em Longing for Darkness (2014).
No ano de 1992 foi Prémio de Pintura da ONU (em colaboração com a S.P.A. e a Casa da Imprensa), em 2002 recebeu o Prémio Maluda e em 2008 o Prémio de Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes.
É representada pela Galeria de São Mamede e as suas obras encontram-se em colecções institucionais e particulares de Portugal, França, Brasil e EUA.