ZDB

Artes Visuais
Exposições

O Inominável

— exposição de AnaMary Bilbao

08.11 — 16.01.25
Galeria Zé dos Bois

Inauguração: 8 de Novembro 2025, 18H

Horário:
Segunda a Sábado
18h - 22h

“Para onde agora? Quem agora? Quando agora? Sem questionar. Sem acreditar. Perguntas, hipóteses, chamem-lhes isso. Continuar, seguir em frente, chamem-lhe seguir, chamem-lhe em frente. Será que um dia, e assim adiante, um dia eu simplesmente fiquei em casa, em vez de sair, como fazia antes, para passar o dia e a noite o mais longe possível, não era longe.
Talvez tenha sido assim que começou. Pensamos que estamos simplesmente a descansar, para agir melhor quando chegar a hora, ou por motivo nenhum, e logo nos descobrimos impotentes para fazer o que quer que seja novamente. Não importa como é que isso aconteceu. Isso, diga-se, sem saber o quê. (…) No geral. Deve haver outras mudanças. Caso contrário, seria completamente desesperante. Mas é completamente desesperante. Devo mencionar, antes de continuar, de ir mais longe, que digo aporia sem saber o que significa. Pode-se practicar a suspensão do juízo de outra forma que não inadvertidamente?
Não sei. Com os sims e os nãos é diferente, eles hão-de voltar a mim à medida que eu avance e como, como um pássaro, cagar em todos eles, sem exceção. O facto parece ser, se é que na minha situação se pode falar de factos, não só que terei de falar de coisas das quais não posso falar, mas também, o que é ainda mais interessante, que eu, o que é, se possível, ainda mais interessante, terei de, esqueci-me, não importa. E, ao mesmo tempo, sou obrigado a falar. Nunca ficarei em silêncio. Nunca.”

O Inominável (1953), de Samuel Beckett

AnaMary Bilbao

AnaMary Bilbao (PT/ES) nasceu em Lisboa (Portugal). O seu trabalho mais recente tem procurado, numa estreita relação entre imagem e som, aprofundar formas especulativas de duração e perceção, posicionando a não linearidade do tempo como espaço privilegiado de experimentação, disrupção e ficção crítica.
Bilbao expôs o seu trabalho na Galeria Avenida da Índia / Galerias Municipais – EGEAC (Lisboa), Photo Basel (Basel), International Studio & Curatorial Program (Nova Iorque), Field Projects (Nova Iorque), Paris Photo / Curiosa (Paris), MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Arco Madrid / Opening (Madrid), Fundação Leal Rios, Fundação PLMJ, MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, entre outros.
Mais recentemente, os seus vídeos foram apresentados no Anthology Film Archives (org. Mono No Aware, Nova Iorque), MoMA – Museum of Modern Art (org. Mono No Aware, Nova Iorque), Hangar CIA, Novo Negócio – ZDB, Batalha Centro de Cinema (org. Contemporânea), MAAT (16.ª ed. Fuso).Bilbao foi nomeada e / ou vencedora para prémios e bolsas como: Prémio Aquisição Fundação EDP / MAAT (16.ª ed. Fuso, 2024); Bolsa Fundação Calouste Gulbenkian para Formação em Artes no Estrangeiro (2023/2024); Residência Artística nos E.U.A. / FLAD – Fundação Americana para o Desenvolvimento (2022); Prémio FLAD Desenho (1ª Ed.) (2021); Prémio Novos Artistas Fundação EDP (13ª Ed.) (2019).

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.