ZDB

Música
Concertos

Rita Cortezão apresenta “tudo, um pouco” ⟡ A Sul

sex21.11.2522:00
Galeria Zé dos Bois


Rita Cortezão
A Sul © Bruno Sul

Rita Cortezão

Do quarto para o palco, Rita Cortezão encontrou na canção uma forma de tentar lidar com os sufocos da vida de jovem lisboeta. A procura de uma identidade própria, os amores e desamores, o tempo, essa treta abstrata, que se revela impiedosa na sua passagem e na sua repetição, são os tormentos e benesses que ecoam pelas canções da jovem.

As cantigas de Rita encontram-se preenchidas por sons analógicos com tanto de caseiro como de estúdio profissional, onde o dedo de Benjamim – que a recrutou para a “sua” Discos Submarinos – se faz escutar ao serviço da grandiosidade sentimental destas composições. Em Novembro, a cantautora de 25 anos apresenta na ZDB o seu primeiro álbum, que será lançado a 24 de Outubro pelos Discos Submarinos: tudo, um pouco. Um conjunto de 10 temas escritos e compostos pela artista com produção assinada a quatro mãos com Benjamim.

dia após outro”, “lisbolha” e “o tempo que fica“, são os temas de avanço de um disco de estreia onde a palavra escrita ocupa o centro das canções, na tentativa por parte da artista, não só, de criar um lugar seguro para si mesma onde possa ser o mais sincera possível, como também encontrar formas improváveis de descrever experiências universais e dar novos significados a certos lugares-comuns.

Só nos resta a nós fazer uma coisa: escutar com atenção, encostar o ombro ao amigo mais próximo e chorar um pouquinho.
MR

A Sul

A Sul é uma artista que explora as fronteiras entre as suas grandes paixões: a música e a sonoplastia. Após a estreia com o EP “Já Agora” (2022), prepara-se para lançar o seu primeiro álbum de longa duração, “QUER QUER QUER”, com edição prevista para o início de 2026 pela Cuca Monga. Em 2023, foi distinguida com o prémio Novos Talentos FNAC e, em 2024, colaborou com Moullinex e YuliaNiko, produtora de música eletrónica sediada em Berlim, no tema Sand, consolidando o seu nome no panorama musical emergente. Compositora e produtora das suas próprias canções, A Sul procura transformar som em imagem, conferindo à sua música um forte carácter visual e cinematográfico. O resultado é uma experiência envolvente, tanto ao vivo como em disco, onde cada um dos onze temas que irão compor o novo álbum – incluindo os já revelados “Gin” e “Tela” – se desdobram em narrativas sugestivas, equilibrando a vulnerabilidade com um lado leve e humorístico.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.