ZDB

Música
Concertos

Tiago Sousa

— ‘Organic Music Tapes Vol. 2’

qui19.01.2322:00
Galeria Zé dos Bois


© Vera Marmelo

Tiago Sousa apresenta o segundo volume da sua série Organic Music Tapes – editado pela Sucata Tapes. Álbum em que encontramos, em contraponto com as suas composições para piano, uma forte presença do órgão eléctrico. Esta edição em cassete, revela uma motivação determinantemente sónica, influenciada pelo minimalismo americano dos anos 60, em particular Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass, ao mesmo tempo que um novo carácter toma conta do discurso pianístico de Tiago. Aqui encontramos composições orgânicas, em estado fluido, que formam nebulosas de sons de contornos indeterminados. A música de Tiago tece-se com o próprio tecido da vida – que dá forma aos rios, que revela a forma dos veios da madeira, da fibra nos músculos ou das marcas numa pedra Jade. Falamos de padrões espontâneos, cuja grande virtude advém de não precisarem forçosamente de um mestre ou engenheiro, irregulares como a espuma das ondas ou uma noite estrelada e que, de forma misteriosa, exercem um profundo interesse.

“We can be in tune with time, we can be a slave to time or we can be in total aspiration trying to catch time. There must be a forth way: to flow with time. This is the organic way. The organic music society way.” Don Cherry

Tiago Sousa

Pianista e compositor autodidacta, desde 2006, constrói um percurso marcadamente minimalista e contemporâneo, sobretudo a partir do lançamento do álbum Oh Sweet Solitude, Organic Music Tapes e Ripples On The Surface, acabado de lançar na editora Holuzam – estes dois últimos sob o signo da música orgânica. Composições que procuram expressar-se pelo mesmo processo que os padrões orgânicos que formam as montanhas, os rios, os veios da madeira ou os padrões contidos numa pedra de Jade. Difíceis de definir, de um apelo misterioso e espontaneidade fascinante.

Num período particularmente rico na criação de Tiago Sousa, Ripples On The Surface ouve-se como um estágio de salto. Habituado a compor com um desejo de procura e descoberta, num processo de constante evolução que acontece de forma aberta, partilhável, a sua música existe como um acontecimento relacionável, genuíno e honesto.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.