ZDB

Performance

c ch chu chuva (mais real do que no momento em que aconteceu)

— Jonás de Murias e Lorenzo García-Andrade

sex14.03.2520:00
ZDB 8 Marvila — Praça David Leandro da Silva 2, 1950-131 Lisboa


em colaboração com Isilda Maria Andrade e Coni Rodríguez

c ch chu chuva (mais real do que no momento em que aconteceu) é uma performance site-specific sobre como uma memória, ao pousar-se sobre um lugar, pode descobrir fios narrativos ocultos que revelam possíveis modelos de estória. Desta vez, é em Lisboa o lugar onde se desenvolvem sentimentos produzidos por esta memória. Com eles, Jonás e Lorenzo exploraram cancioneiros de músicas populares e os entornos em que habitam. Nestes espaços, as sibilantes diluem os limites entre o asturiano, o português e o castelhano. Também rastrearam trilhas duma grande onda, cujas ruínas são lustres caídos. Esta noite apanhamos do chão as suas contas que são as gotas daquela tormenta, para tender a uma outra varanda sobre uma praça que tem tudo: lírios, fontes, azulejos, bancadas de madeira, rosas brancas e demais flores furtivas.

Jonás e Lorenzo partilham processos de criação que exploram o potencial gerativo das memórias. Nestes processos, entrelaçam-se as lembranças onde fluem constelações de pessoas, objectos, vivências e histórias. A partir destas relações e da sua expansão criam performances que integram elementos sonoros, linguísticos, audiovisuais, músicas, textos e situações com as quais reinterpretam as emoções e imagens do passado, em estreita correspondência com o presente. Desta forma, o poder da memória transforma-se numa criação de estruturas sentimentais organizadas por narrações que se entrecruzam.

No decorrer da sua residência em Lisboa, Jonás e Lorenzo viram pela primeira vez uma gravação extraviada que outrora filmaram de uma performance: de noite, uma tormenta atravessa um concerto que eles próprios executam numa varanda junto ao seu amigo Javi Cruz. A partir da imagem dessa memória, questionam-se sobre a origem e a potência de forças que constroem e destroem mundos para dar lugar a outros novos. Nessa noite de 2021, abriu-se o céu sobre a praça de ‘La Flor Furtiva’ em Madrid e, juntos, com uma voz amplificada, uns aparelhos electrónicos, um guarda-chuva, uma multidão e uma tormenta, transformaram-se numa outra coisa.

Jonas e Lorenzo estiveram na ZDB em Marvila, em Fevereiro e Março, numa residência de criação.

Jonás de Murias

Jonás de Murias (Astúrias, 1989) compõe sonoridades de carácter hipertextual no espaço. Ao desfigurar gravações de campo de diferentes fontes e outros materiais sonoros ou escritos, Jonás reúne materialidades sonoras/linguísticas que traçam e desvendam sentimentos de pertença, desejo ou catástrofe. Sob a forma de comuno-etnografias possíveis/inventadas, mais descentralizadas do que nacionais, estas composições espectrais tomam a forma de performances, instalações sonoras ou peças audiovisuais que procuram religar preconceitos que nos fazem distinguir ou relacionar certas materialidades sonoras com ideias automáticas preconcebidas de origem ou classe. Ou seja, perturbar os regimes sonoros consensuais ao explorar as formas como as sonoridades em ruínas ou em desuso das áreas mais descartáveis podem imaginar-se como passíveis de futuro.

Lorenzo García-Andrade

Lorenzo García-Andrade nasceu em Madrid e foi criado em Cuba. Tem formação em ciências políticas e vive atualmente em Amesterdão. O seu trabalho está relacionado com lugares, comunidades e as suas inter-relações. Assume a forma de performances, curadorias alargadas, encontros, jardins, (re)situacionismo, textos e filmes. Os projectos que desenvolve estão comprometidos com o domínio público da arte e o seu trabalho navega frequentemente nas fronteiras entre a arte e contextos sociais mais amplos. Através do potencial subjetivo fugaz da arte e de correspondências contínuas, desenvolve formalizações baseadas no tempo, processos curatoriais, uma prática social e uma prática de estúdio incipiente. Lorenzo é editor (curador) na Stichting Perdu.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.