ZDB

Cinema
segundas na z

cinema no Aquário ~ segundas na z

— com a presença de Catarina Boieiro e Maxime Martinot

seg19.01.2622:00
Galeria Zé dos Bois


Le film que vous allez voir (2023)
Tre Ipotesi sulla Morte di Pinelli (1970)
Histoire de la Révolution (2019)

Le film que vous allez voir (The Film You Are About to See), Maxime Martinot, 2023, 11′
O filme que estamos prestes a ver é construído a partir de material real da história do cinema. Qualquer conluio entre arte e indústria, entre liberdade de criação e lei, é meramente fortuito e não intencional.

Tre Ipotesi sulla Morte di Pinelli (Three Hypotheses on the Death of Giuseppe Pinelli), Elio Petri e Nelo Risi, 1970, 11′
Reconstrução das hipóteses avançadas pela polícia relativamente à morte do anarquista Giuseppe Pinelli, interpretadas por actores do Grupo de Teatro de Rua. O filme revela a longa história de perseguição policial aos anarquistas, desmascarando o terrorismo de Estado durante os “Anos de Chumbo” em Itália.

Le passant intégral (To a Passerby), Léo Richard, 2017, 12′
Um figurante talentoso, talvez um dos mais talentosos da história do cinema, lamenta a destruição do seu ofício pelo desenvolvimento inevitável das multidões digitais.

The Girl Chewing Gum, John Smith, 1976, 12′
À medida que acontecimentos aleatórios se desenrolam numa rua londrina comum e movimentada, uma voz-off autoritária orienta a acção.

Histoire de la Révolution (History of Revolution), Maxime Martinot, 2019, 30′
Título irónico para um filme-ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra revolução, através da compilação de imagens e palavras que, num movimento a-histórico, tecem um mapa de lutas — nomeadamente dos seus lutos, das suas glórias e dos seus vestígios — entre passado e presente.

Com a presença de Catarina Boieiro e Maxime Martinot.

Catarina Boieiro

Catarina Boieiro tem desenvolvido um percurso independente e multifacetado que abrange investigação, produção e programação com foco nas relações entre imagem, política e memória. Através da produção de filmes, da curadoria de exposições, da coordenação de projectos editoriais e de exibição cinematográfica, colabora regularmente com artistas, cineastas e investigadoras. Desde 2025, co-dirige o Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental.

Maxime Martinot

Maxime Martinot é um cineasta francês, vive e trabalha regularmente em Portugal desde 2019.
A sua obra abrange diferentes práticas e formatos, desde longas-metragens de ficção a filmes curtos e experimentais, com recurso a apropriação de imagens ou diários autobiográficos. Recebeu vários prémios, nomeadamente nos festivais FIDMarseille e Entrevues Belfort, e foi nomeado para o César de Melhor Curta Metragem Documental com Les Antilopes.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.