Le film que vous allez voir (The Film You Are About to See), Maxime Martinot, 2023, 11′
O filme que estamos prestes a ver é construído a partir de material real da história do cinema. Qualquer conluio entre arte e indústria, entre liberdade de criação e lei, é meramente fortuito e não intencional.
Tre Ipotesi sulla Morte di Pinelli (Three Hypotheses on the Death of Giuseppe Pinelli), Elio Petri e Nelo Risi, 1970, 11′
Reconstrução das hipóteses avançadas pela polícia relativamente à morte do anarquista Giuseppe Pinelli, interpretadas por actores do Grupo de Teatro de Rua. O filme revela a longa história de perseguição policial aos anarquistas, desmascarando o terrorismo de Estado durante os “Anos de Chumbo” em Itália.
Le passant intégral (To a Passerby), Léo Richard, 2017, 12′
Um figurante talentoso, talvez um dos mais talentosos da história do cinema, lamenta a destruição do seu ofício pelo desenvolvimento inevitável das multidões digitais.
The Girl Chewing Gum, John Smith, 1976, 12′
À medida que acontecimentos aleatórios se desenrolam numa rua londrina comum e movimentada, uma voz-off autoritária orienta a acção.
Histoire de la Révolution (History of Revolution), Maxime Martinot, 2019, 30′
Título irónico para um filme-ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra revolução, através da compilação de imagens e palavras que, num movimento a-histórico, tecem um mapa de lutas — nomeadamente dos seus lutos, das suas glórias e dos seus vestígios — entre passado e presente.
Com a presença de Catarina Boieiro e Maxime Martinot.



