ZDB

Música
Concertos

Contour ⟡ gonsalocomc ⟡ oseias.

sex03.11.2322:00
Galeria Zé do Bois


Contour ©Gabriel Rivera
gonsalocomc
oseias.

Contour

Senhor maior no r&b visionário, o norte-americano Contour reinventa as formas possíveis de expressar um trabalho autobiográfico. Narrativas, memórias e canções singulares que se ajeitam entre a herança dos clássicos e as possibilidades da vanguarda. Circula, por chamamento magnético, pelo rap ou pelo jazz com semelhante gosto com que espreita o arco-íris do psicadelismo. Dois álbuns fizeram do seu nome um dos mais cotados do momento – e um dos convidados no próximo disco de Loraine James. Essa versatilidade de se expandir em diferentes cosmologias torna-o infalível no ato de pasmar a quem o escuta.

O último Onwards! é uma espécie de clássico imediato. Espiritualmente revolucionário, coleciona versos urbanos num disco cinematográfico como sabe ser. Trouxe a diáspora e a ousadia consigo, iluminado por Sun Ra, Stevie Wonders ou Erykah Badu, numa viagem sensorial de ritmos e palavra. O tom confessional que atravessa o seu trabalho permite a entrada em recantos da mente, porém guia-nos igualmente para esse confronto com o dito real. A realidade histórica, social e política que Contour se debruça com emoção. Pelo uso a material de arquivo como interlúdios e uma lírica cronista e eficazmente inteligente, recorda-nos a estreia de Kendrick Lamar; no entanto, paira por aqui mais céu e lua, mais meditação activa. A imensidão de retalhos aveludados com que opera dá-nos a pista para uma criatividade multifacetada, consciente do seu tempo. NA

gonsalocomc

Gonçalo Lopes aka gonsalocomc é um produtor/beatmaker natural de Braga com uma vertente abstrata, nostálgica, suja e mais relaxada da sonoridade do hip-hop nacional. Recorrendo a samples de Jazz, Funk, Soul e RnB, a influência destes géneros é notável por entre os ritmos subtilmente desajeitados dos seus instrumentais. Produziu o EP “Mal Passado Bem Pensado”, projeto colaborativo com Wugorila (2020) e um terço da beattape “Vigairada” com Herege e DoisPês (2022).

oseias.

oseias., artista angolano, conta já com várias obras editadas, entre as quais “seis.”, pela Slow Habits, e mais recentemente “loops[2].”. As suas peças instrumentais são marcadas pelos ritmos e swings imprevisíveis e pelas suas influências que passam pelo jazz e o soul viajando até ao hip-hop e à música electrónica. Conhecido também pelos seus dj sets, sendo presença regular na noite portuguesa, oseias. sobe agora aos palcos em formato de concerto.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.