ZDB

Projecto Educativo
Conversas

Conversa com Gastão Frota

seg31.05.2118:00
Galeria Zé dos Bois


conversa-dança-desenho

Esta conversa insere-se no contexto da apresentação da performance Xapsim conversa-dança-desenho, que traz ao público uma sessão de desenho directo de Gastão Frota e Coline Gras, assim como a exposição 12 Cavalos com Nome, uma série de desenhos de Gastão no âmbito da sua investigação de doutoramento e fruto de dois anos de trabalho da dupla Gastão e Coline com os cavalos da Associação Todos A Galope, local onde o evento acontece.

Para esta conversa os autores convidam António Sousa Dias (FBAUL/CIEBA), Joana Moreira (Presidente da TAG) e Verónica Policarpo (CLAN – Human Animal Studies), na qual será debatida a experiência e resultados do projecto XAPSIM.

Aqui ficam uns pequenos comentários poético de Gastão Frota e Coline Gras acerca desta jornada e investigação:

Acordo lembrar o que a tese cientificamente sonha,
e atento à mixagem do chilrear de andorinhas sobre o mundo nervoso-circulatório dos zumbidos da cidade,
escrevo a simagem – que vibra com o Sensualismo Radical, o Perspectivismo ameríndio e a simanimagenia aprendidas com Nietzsche,Viveiros e Harraway –
para fazer dançar uma ecologia multiespécies, Xapiri, pois.
E para fazer essa imagem-com – e me libertar do colonialismo bestial antes da Queda do Céu – caminho Pé à Terra com os cavalos e Coline, bora lá?
Gastão Frota

É a partir então dos próprios corpos-afetos que nos compõem e se cruzam nas práticas que cada um a um vai exercitando, que inventamos essa conversa, na qual se vai ajustando a prática do Gastão no desenho, a criar, seguir, ativar linhas cujo desenhar co-cria, claro, o espaço onde mexemos.
Coline Gras
_
A conversa terá lugar no Aquário, sendo respeitadas as regras de distanciamento social fornecidas pela DGS. A capacidade é limitada e a utilização de máscaras é obrigatória. Reservas através do e-mail artesvisuais@zedosbois.org.

Programa Relacionado

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.