Rui Catalão Dentro das Palavras
“Elogio da classe política portuguesa (seguido de uma canção popular)” (2004) foi a primeira e última peça que Rui Catalão apresentou em Portugal, na ZDB. Desde então o seu trabalho concentrou-se na Roménia.
Cinco anos e meio depois, a ZDB volta a colaborar com Rui Catalão e em Julho, depois de uma residência, apresenta no Negócio a estreia do seu primeiro solo: Dentro das Palavras.
.
RUI CATALÃO DENTRO DAS PALAVRAS representa um balanço de dez anos a trabalhar na dança, a privar com bailarinos, e teve origem durante o período em que viveu na Roménia e trabalhou no CNDB (Centrul National al Dansului din Bucuresti).
Reflecte sobre o seu progressivo desligamento da linguagem falada como principal meio de expressão, mas também como a vida do corpo sofre essa mudança. As dicotomias isolamento-comunicação, ocultação-revelação, fazem parte da matriz deste projecto, que procura trazer à superfície um dos dilemas das artes e do pensamento contemporâneo que melhor sobreviveram ao fim do modernismo: a relação entre verdade e ficção, entre personalidade e personagem, entre privado e público.
.
O trabalho de Rui Catalão tem-se caracterizado pela diletância. Em Portugal, assinou apenas uma peça: Elogio da classe política portuguesa (ZDB, 2004). Recentemente participou em Untitled, Still Life (ZDB, 2009) uma colaboração com João Galante e Ana Borralho. Na Roménia, apresentou Atît de frageda (2006), Coada soricelului (2007) e Follow that summer (2008), fazendo ainda as séries de improvisação Acum totsi împreuna e Rui (Centrul National al Dansului Bucuresti). Jornalista e crítico do Público (1994-1999), iniciou em 2000 uma colaboração formativa com o coreógrafo João Fiadeiro, que culminou nas peças O que eu sou não fui sozinho e Existência. Trabalhou depois com Miguel Pereira (Portugal), Brynjar Bandlien (Noruega), Mihaela Dancs, Manuel Pelmus e Madalina Dan (Roménia). No cinema, é co-autor dos argumentos O capacete dourado (2008) e Morrer como um homem (2009). Como actor participou em A cara que mereces (2006).
.
Dentro das palavras
Autor e intérprete: Rui Catalão
Desenho de Som: Fernando Fadigas
Desenho de Luz: Eduardo Pinto
Fotografia: Patricia Almeida
Gestão de Projecto: PI – Produções Independentes
Produção: Catarina Ramalho PI.
Projecto Aprovado pelo MC (Ministério da cultura), DGARTES (Direcção-Geral das Artes).
Co-produtores: Centrul National al Dansului, Bucuresti, Atelier Real, Galeria Zé dos Bois, Performas e Belleteatro.
Entrada
Entrada estudantes em grupo: 5€